Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é discutida na Baixada


“Tire seu preconceito do caminho e abra passagem para o amor”. Para celebrar o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, (21 de janeiro), a Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Articulação Política e a Coordenadoria de Assuntos Religiosos realizou o 1º Seminário de Combate à Intolerância Religiosa. O evento teve como objetivo buscar a reflexão e a conscientização a população sobre a importância da liberdade religiosa e a diversidade de religiões existentes no Brasil.

O secretário de Articulação Política, Algacir Moulin, falou de soluções para combater a intolerância, além de contar a história por trás do dia de combate à intolerância. “A violência gerada pela intolerância é um crime religioso que fere a liberdade do indivíduo. Temos que continuar realizando campanhas e seminários como este, para que possamos passar valores de igualdade e respeito as características e opções de cada pessoa”, disse o secretário.

No dia 19 de janeiro, foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro a aprovação da criação do Conselho Estadual de Defesa e Promoção de Liberdade Religiosa, o 1º do Brasil.

De acordo com o decreto, o órgão será coordenado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI). O titular da SEDHMI, Dep. Estadual, Átila Alexandre Nunes, disse que esse é o primeiro Conselho Estadual da Promoção da Liberdade Religiosa no país. “É uma conquista única, principalmente considerando o momento de intolerância que nós estamos passando no nosso país. Não é um fenômeno só estadual, mas nacional. Os números do Disque Direitos Humanos do Ministério [dos Direitos Humanos] deixam ver, de forma muito nítida, o aumento exponencial do problema no Brasil”, disse Nunes. O conselho ajudará a SEDHMI a elaborar e desenvolver políticas públicas sobre o tema da intolerância religiosa.

Este conselho é fruto do Grupo de Trabalho pela Liberdade Religiosa, que atua desde 2011 no Rio de Janeiro. A expectativa é de que os membros do conselho sejam eleitos entre fevereiro e março, para realização da primeira reunião até o início de abril.

Para dar apoio às vítimas de intolerância religiosa, a Secretaria de Direitos Humanos lançou em agosto o Disque Combate ao Preconceito. As denúncias de atos preconceituosos podem ser feitas pelo (21) 2334 9551.


0 visualização

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This website was created by Naboua Sites e Marketing