Moradores da Baixada podem pagar menos na conta de energia elétrica


Desde janeiro de 2015, a concessionária de energia elétrica do Rio de Janeiro, Light, está obrigada a emitir contas com dois códigos de barras: um com o valor do consumo mensal e o outro com o consumo referente à contribuição para custeio do serviço de iluminação pública (Cosip). A decisão (processo 2007.51.10.008007-1) é da 8ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região e vale para os usuários de Queimados, município da Baixada Fluminense. De acordo com a desembargadora federal Vera Lúcia Lima, que proferiu o voto condutor da Apelação, o não pagamento da contribuição, incluído na fatura da conta de energia elétrica, tem resultado no corte do fornecimento, que é um serviço essencial. “Assim, a cobrança mensal de energia elétrica pode se tornar uma forma totalmente abusiva de recolher o tributo, o que é vedado pelo ordenamento jurídico”, escreveu. ​ 

O caso começou com uma Ação Civil 

Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal na Justiça Federal de São João de Meriti, com o objetivo de obrigar a empresa a excluir a cobrança da Cosip quando não houver expressa autorização do consumidor para fazê-lo. O pedido foi aceito em primeira instância. No recurso ao TRF-2, a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), argumentaram que o pedido do MPF afronta a Lei 7.347, de 1985, que disciplina a Ação Civil Pública de responsabilidade por danos causados ao consumidor. Segundo a norma, o instrumento não pode ser usado “para veicular pretensões que envolvam tributos, contribuições previdenciárias, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ou outros fundos de natureza institucional cujos beneficiários podem ser individualmente determinados”. Os argumentos, no entanto, não foram aceitos. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-2. Fonte: portal Viu.  


24 visualizações0 comentário

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now