Campanha de Doação de sangue em Magé


A Secretaria Municipal de Saúde, e o Hemorio realizam no dia 31 de janeiro, das 10h às 15h, mais uma edição da campanha de doação de sangue, no auditório do Hospital Municipal de Magé. A parceria é de grande importância para a cidade, pela necessidade de abastecer os estoques banco de sangue, através desse ato de solidariedade.

O Hospital Municipal de Magé faz, em média, 80 a 120 transfusões mensais, além de distribuir bolsas de sangue para todas unidades do município. Todo o sangue doado é separado em diferentes componentes, como hemácias, plaquetas, plasma e outros, para beneficiar mais pacientes através de uma doação.

Condições básicas para doar sangue:

- Sentir-se bem, com saúde;

- Pesar acima de 50 kg;

- Ter entre 16 e 67 anos de idade;

- Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em território nacional.

Recomendação para o dia da doação:

- Nunca vá doar sangue em jejum;

- Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior;

- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;

- Evitar fumar por, pelo menos, 2 horas antes da doação;

- Evitar alimentos gordurosos.

Febre Amarela

O Hemorio, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES), alerta que é preciso esperar quatro semanas para doar sangue após a aplicação da vacina contra a febre amarela. De acordo com o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim, “essas quatro semanas são necessárias para que o organismo crie anticorpos contra o vírus da febre amarela. Antes desse período, o sangue não é seguro para ser transfundido. Por isso, é de extrema importância que as pessoas doem sangue antes de serem vacinadas”.


7 visualizações0 comentário