Homenagem à Iemanjá arrasta multidões no Rio e na Bahia

O Brasil está em festa nos dois principais estados, Rio e Bahia por conta da tradicional festa para a rainha do mar Iemanjá. Em Salvador a festa já tem 95 anos, por lá a Iemanjá arrebanhou mais de 100 mil pessoas que acompanhavam a imagem da santa no santuário e ofereceram presentes à uma santa, que segundo os devotos, já operou muitos milagres e os pescadores têm muita história para contar. A festa tem a finalidade de agradar a rainha do mar, na esperança que ela possa abençoar cada vez mais os pescadores.
No Rio de Janeiro onde a festa está sendo realizada no cais do porto, onde chegavam os escravos. Na cidade a data é comemorada por todos os bairros em vários terreiros, tanto de umbanda como candomblé. No candomblé a homenagem ocorre dia 2 de fevereiro, na umbanda ocorre no dia 15 de agosto e em 31 de dezembro.

Em todas as datas de comemoração, fieis e simpatizantes pulam sete ondas, acendem velas e colocam flores brancas em barquinhos, e os lançam ao mar. No último dia do ano o número de participantes da festa se torna relativamente maior.
A centenária Cabana de Pai Fabrício nos enviou uma oração para a rainha do mar que estamos publicando na íntegra.
"Salve “Rainha do Mar“!
Grandiosa mãe Yemanjá
Venho lhe pedir a proteção para todos os dias de nossa vida.
Te peço que proteja meu espírito, minha casa e meus entes queridos
De qualquer demanda, olho gordo ou inveja lançada contra nós.
A “Mãe das Águas do Mar” peço que abençoe minha vida com prosperidade e fartura
Que a harmonia e a paz estejam no seio de todos os meus relacionamentos, fazendo que o amor por meu semelhante seja sempre puro.
Que as ondas do mar tragam as boas energias para lapidarem meu espírito,
Tornando-me um ser humano melhor, capaz de ajudar aqueles que necessitam.
Salve o dia de hoje.
Salve nossa mãe Yemanjá.
Odoyá yemanjá! Pai Fabrício