Você sabe o que é doença Celíaca


A doença celíaca afeta 1 em cada 600 brasileiros e cerca de 1% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracterizada pela intolerância ao glúten, presente em muitos alimentos comuns no mercado, a doença celíaca passou a ser conhecida quando famosos como Ivete Sangalo, Tiago Leifert e Ísis Valverde declararam as dificuldades que passaram com o problema de saúde.

Em Magé, Baiada, a partir de março, a rede municipal de saúde vai contar com um ambulatório especializado em doença celíaca, com gastroenterologista, nutricionista, exames sorológicos e endoscopia. Os serviços do Ambulatório acontecerão no Centro de Especialidades de Magé. A preocupação é com o diagnóstico precoce e o tratamento correto, analisa a nutricionista e coordenadora dessa divisão de saúde, Ana Beatriz Cardozo:

-- Não temos pacientes cadastrados e sendo tratados por doença celíaca no nosso município, o que não quer dizer que eles não existam. Provavelmente esses pacientes estão sendo tratados como portadores de outras patologias e não estão vendo melhora do seu quadro. Com o ambulatório, é possível identificar corretamente esses pacientes e dar tratamento adequado, com todo suporte que precisam. Caso o paciente já tenha diagnóstico, pode procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de casa para ser encaminhado ao ambulatório e iniciar o tratamento, explica.

Na última quinta-feira (22), os enfermeiros da atenção básica passaram por treinamento, conheceram mais sobre a doença e seus sintomas. O ambulatório funcionará na sala do SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), da Secretaria Municipal de Saúde NA Rua Pio XII, 35 - Edifício Pran, sala nº 115.


12 visualizações0 comentário

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now