Queimados garante gratuidade dos idosos em transportes interestadual


Os idosos acima de 60 anos em Queimados já podem emitir sua carteira do idoso com direito a transporte interestadual através dos  Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).  O benefício oferecido po Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.

A carteirinha tem validade de dois anos, contados, a partir da data de expedição, em todo território nacional.  A carteira garante até duas vagas nos transportes e quando não há mais vagas gratuitas, o beneficiário pode ter desconto de, no mínimo, 50% sobre o preço das passagens. 

De acordo com o MDS, a participação dos órgãos gestores da assistência social na promoção do acesso ao benefício tarifário a idosos sem meios de comprovação de renda está amparada no Decreto nº 5.934/06, onde são estabelecidos mecanismos e critérios para aplicar os dispositivos do estatuto. 

Em Queimados, na Baixada Fluminense, a Secretaria Municipal de Assistência Social já cadastrou cerca de 1500 idosos no último ano no benefício. Para os interessados, o primeiro passo para a emissão da Carteira do Idoso é procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu bairro ou a Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na Rua Eugênio Castanheira, 176, Centro, às sextas-feiras, de 8h às 17h. Os documentos necessários são: Identidade, CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento, Casamento, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor de toda a família, para assim ser incluído no CadÚnico para Programas Sociais e emitir o Número de Identificação Social (NIS). As carteiras são emitidas e entregues na própria Secretaria. Para o Secretário Municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, é indispensável que a melhor idade compareça em peso até o local para usufruir do serviço. “Vale ressaltar que o idoso deverá adquirir o bilhete de passagem obedecendo aos seguintes prazos: com, no máximo, seis horas de antecedência para viagens com distância de até 500km; com, no máximo, 12 horas de antecedência para viagens com distância acima de 500km”. Ana Maria Alves, de 68 anos, soube do programa pelo Centro de Referência de Assistência Social do Centro do município, assim que entrou para a melhor idade. Desde então, a artesã e moradora do bairro Eldorado atualiza seus dados criteriosamente. “Já estou há 7 anos com essa carteirinha. Estou programando uma viagem para o Espírito Santo e, por isso, não poderia deixar de vir atualizar o documento”, contou. 


10 visualizações0 comentário

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now