Série: FALA MINHA BAIXADA - Desafios para a cidade de São João de Meriti


São João de Meriti é a cidade com o maior contingente populacional por metro quadrado da Baixada Fluminense, chegando a 458.673 mil habitantes, segundo dados do IBGE. Uma das cidades mais populosas da Baixada Fluminense e com sérios problemas administrativos, principalmente na saúde e educação. Sem hospital, UPA parada e vários postos de saúde fechados, além de funcionários desmotivados. Este foi o quadro encontrado pelo atual prefeito de São João, Dr. João Ferreira (PHS).

O prefeito conta que conseguiu reabrir a UPA, o PAM de Éden e todos os postos de saúde voltaram a funcionar. “Conseguimos reabrir a UPA e o PAM de Eden e estamos mantendo nossas clínicas da família e postos funcionando. Na educação conseguimos melhorar em 100% a merenda escolar, municipalizamos o colégio Guararapi e ainda ampliamos outras escolas, saltando de 22 para mais de 32 mil alunos em sala de aula. Além da requalificação dos professores. Ainda nesta área estão sendo retomadas as obras da Creche no bairro Vila São João”, conta o prefeito empolgado. A cidade conta com 62 escolas, mas o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação) está abaixo da média m 4,2.

Mas a cidade ainda tem outros grandes desafios pela frente. Com a maior densidade demográfica da região também é a que mais tem moradias de risco e irregulares, resultando em muitas favelas sem nenhuma infraestrutura. São quase 50 mil moradores vivendo em guetos sem o atendimento básico do poder público.

Vista privilegiada e pretensões turísticas

Mas São João de Meriti que tem tantos problemas de favelização também tem as melhores vistas, para a Baia de Guanabara, Cristo Redentor e muito verde a ser explorado. Revelando um potencial turístico, mas para estimular tudo isso, vai ser preciso além de investimento financeiro, projetos empreendedores, conta o prefeito que acabou de criar uma superintendência de turismo. “Estamos correndo atrás de investimento para construir um mirante no alto do morro Pau Branco, o mais alto da Baixada e que revela uma vista privilegiada da Baía de Guanabara. Também temos o nosso Parque Florestal Jardim Jurema e alguns eventos que já entraram para o calendário oficial de eventos do Estado do Rio como a Semana do Nordestino e a nossa tradicional festa do padroeiro, além da FLIDAM - Festival de Literatura da Diáspora Africana de 14 a 20 de novembro.”, lembrou.

Parque Municipal Jardim Jurema

O parque se espreme em 148 mil m². O Parque Natural Municipal Jardim Jurema está localizado na Rua Ana Menezes, 246, no Bairro Jardim Jurema. A área tem aproximadamente 15 hectares e mantém fragmentos de Mata Atlântica. A região é conhecida por habitar o “Formigueiro das Américas”, apelido que Meriti ganhou por ter uma das densidades demográficas mais altas do continente.

Morro Pau Branco

O mais alto morro da Baixada Fluminense oferece uma vista deslumbrante para a Baía de Guanabara. O morro fica localizado no bairro de Vilar dos Teles em São João de Meriti.

Calendário de eventos:

Semana do nordestino - setembro

Padroeiro da cidade - São João/junho

FLIDAM - Feira Literária da Diáspora Africana - 14 a 20 de novembro

Plano estratégico para o turismo

O plano estratégico de turismo intitulado “Baixada Verde”, lançado pelo Governo do Estado este ano definiu cinco eixos estratégicos e 61 ações para preparar os municípios da Baixada Fluminense para receber turistas. A superintendente de Turismo de São João de Meriti, Miriam Rodrigues, ressaltou a importância da união dos municípios da Baixada para fortalecer o turismo na região. “A Baixada possui uma grande porcentagem da área verde no estado. Precisamos explorar os nossos atrativos naturais para receber visitas, pois assim estaremos gerando renda e emprego para a nossa cidade. Mandamos alguns projetos para o Ministério do Turismo, entre eles a revitalização do Parque Jurema e o Mirante do Morro do Pau Branco”, afirmou.


0 visualização

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This website was created by Naboua Sites e Marketing