Itaguaí recebe neste domingo, o 7º encontro de cultura Africana e Afro Brasileira


Itaguaí, Baixada Fluminense, recebe no próximo domingo, 25 de março, o 7º encontro de cultura Africana e Afro Brasileira. O evento será realizado no Ase N´ibaim de Itaguaí. Rua Tenente José Gabriel, 8, Itaguaí (Final da rua da prefeitura - campo de grama sintética). A entrada é franca, mas quem quiser colaborar com 1 kg de alimento não perecível, estará ajudando o axé em sua campanha de solidariedade que estará encaminhando os alimentos para uma instituição de caridade. O almoço popular também será servido gratuitamente. A recepção do evento será aberta às 8h da manhã com um farto café da manhã. A abertura oficial está prevista para às 9h20.

O evento será dividido em dois grandes momentos: O Osum Festival irá destacar as heranças religiosas com um cerimonial semelhante ao de Osogbo, na Nigéria. O segundo, irá falar da herança cultural deixada pelos antepassados que hoje ainda fazem parte de muitas ações culturais no Brasil.

O 7º Festival também irá contar com música, dança, culinária, arte e indumentárias. Entre os artistas convidados estão a Bateria da Imperatriz Leopoldinense e a Porta-bandeira, Selminha Sorriso da Beija Flor. A intenção é levar ao público presente, o pluralismo cultural vivido pelos negros e africanos.

O Osun Itaguaí Festival é uma manifestação cultural religiosa do candomblé que se realiza anualmente sendo comemorada para presentear a Deusa do Rio com oferendas como forma de agradecimento e pedidos de bênçãos em abundância, proteção, saúde e paz.

O organizador do evento, o Ile Asé N´ibaim foi fundado em 1988 e através de seu ministro babalorixá e babalaô, Elias Garcia de Logun Ede. Osun itaguaí Festival é mais uma das muitas realizações da casa em prol da disseminação da cultura africana. Este evento é uma mostra do que existe na África.

Segundo um dos filhos do babalorixá da casa e organizadores do evento, o babalorixá e babalawô, Homero Amorim, o evento é o único reconhecido oficialmente no Brasil. “Este culto à Oxum existe há mais de 600 anos na Nigéria e em alguns países e no Brasil este festival Oxum Itaguaí é o único reconhecido por Osogbo”, destacou.

Entre os homenageados do dia estão: Mãe Naldvalda, Iyalorisa Lúcia, Iyalorisa Jacila de Osun, Mãe Meninazinha de Osun, Iyalorisa Márcia de Osun, Iyalorisa Selma de osun, Gayaku Deusimar D'Lisá, Bogum Malê Hontó, a matriarca do Zoogôdo, Nandoji Índia de Azansu, Salvador (BA). Entre os homenageados do exterior estão: Ayohuncle Omisakin, hons ìfé Babá Obalùfé. da Nigéria. Ainda segundo os organizadores, estão sendo esperados visitantes da Europa e EUA.

Programação:

8h - Início da recepção

9h - Café da manhã

9:10 - Abertura oficial com rezas e oriki

9h20 - Entrega de moções pelo chefe do cerimonial (Negrogun), para autoridades e personalidades que se destacaram na cultura afro;

12h - Apresentação de cânticos para Igba Osun, conduzidos pela Aruba "Asen N´Ibain. Em seguida será realizada uma carreata ao Rio e posteriormente para o sítio Bumerangue.

14h - Almoço (grátis) e confraternização e apresentação de grupos de dança.

16h - Apresentação do cantor Marquinhos PQD e convidados.

Artistas convidados:


0 visualização

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This website was created by Naboua Sites e Marketing