Mototaxistas diplomados em Japeri


Morador de Japeri, Cristiano de Souza Fernandes foi um dos alunos que se destacaram no Curso de Formação de Mototaxistas, em Japeri. A capacitação foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte, Trânsito e Ordem Pública (SEMUSTOP), em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro – Detran-RJ. A entrega dos certificados aconteceu nesta sexta-feira (20), na sede da Academia do Idoso.

O Curso de Formação de Mototaxistas faz parte do processo de regulamentação da atividade na cidade.

“Agradeço ao Detran pela parceria nesta importante etapa. A cada dia Japeri vem vencendo as dificuldades, e uma das provas disto e a regulamentação desta atividade, que não era respeitada. À medida em que geramos empregos na cidade, aumentamos a qualidade de vida. Por isso mesmo, procuro investir onde possamos gerar empregos. Hoje estes mototaxistas estão dando o exemplo de um processo que está sendo muito bem visto pela população”, destacou o prefeito Carlos Moraes.

A regulamentação da atividade de mototaxista está em vigor em Japeri desde novembro de 2017, através do decreto 2507/2017 determinado pela Lei Federal 12.009/2009. “Temos no município 148 profissionais aptos e em processo de legalização. Este curso custa em média R$ 400, mas foi oferecido gratuitamente para os mototaxistas que estão buscando a legalização junto à prefeitura. Por isso agradeço muito a parceria do Detran e de todas as equipes envolvidas", disse o secretário municipal de Segurança, Transporte, Trânsito e Ordem Pública, Claudio Russo.

Além de curso específico para mototaxista, entre os requisitos para a permissão do serviço estão a idade mínima de 21 anos, possuir habilitação há mais de 2 anos na categoria “A”, possuir motocicleta com documentação em dia e devidamente caracterizada para a atividade fim, além de usar colete de identificação com cores e numeração padronizadas pela Prefeitura, e contratar seguro contra acidentes pessoais para usuários do serviço.

O Curso de Formação de Mototaxistas, que começou em janeiro, teve quatro turmas. A capacitação, de 30 horas, foi dividida nos módulos Básico, Específico (trato de pessoas) e Prático. No total, 96 mototaxistas concluíram o curso.

Cristiano de Souza Fernandes foi o aluno que tirou nota 10 no total de pontos. “O curso foi muito bom. O instrutor explicou tão bem que foi fácil. Sou mototaxista há dois anos, mas não tinha a minha vaga. Agora, com este processo, posso trabalhar melhor e ainda contribuir com a minha aposentadoria, pagando o INSS já com a minha categoria”, festejou Cristiano.

O evento foi prestigiado pelo vice-prefeito Cesar Melo; o diretor do Departamento de Trânsito da SEMUSTOP, Marcelo Pimenta; o coordenador da Guarda Municipal, Alex Braga; o diretor da Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran-RJ, Rodrigo Ribeiro da Conceição; a coordenadora de Educação da EPT, Ana Paula Costa; o instrutor da EPT, Ricardo Barbosa da Silva, e a sub-secretária de Cultura, Célia Pires.


17 visualizações0 comentário

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now