Exposição "O Tempo e a Luz das Mulheres Iguaçuanas será lançada neste sábado


A partir de 28 de abril o Sesc Nova Iguaçu abrirá para visitação a exposição fotográfica “O Tempo e a Luz das Mulheres Iguaçuanas”, um registro artístico do repórter fotográfico Alziro Xavier, que mostra vinte e duas personalidades do município de Nova Iguaçu, mulheres que são: Artistas, Donas de Casas, Vendedoras Ambulantes, Professoras, Esportistas, entre outras. A vernissage será no sábado, às 18h. Até o dia 30 de junho será possível conhecer esse riquíssimo trabalho na sala de exposição do Sesc Nova Iguaçu, que receberá dezesseis fotografias, sendo quinze em preto e branco e, uma em tom de sépia. A curadora Claudina Olivêira comenta que durante esse período tão especial em que o Sesc investe cada vez mais no seu olhar pelo conceito de territorialidade, o público desfrutará de registros que expressam felicidade através do sorriso, a auto realização no olhar iluminado, onde o fotógrafo se concentra na leitura que faz acerca das mulheres Iguaçuanas, muito relacionadas a luz, ao fator tempo, ou ao espaço físico. As imagens alinham arte e beleza, mostra o empoderamento da figura feminina por meio do resgate da autoestima. ​Mulheres fotografadas / homenageadas: ZULEIDE EMILIA DOS SANTOS - APOSENTADA; ALYNNE CABRAL – ATRIZ; NILDA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS - VENDEDORA DE DOCES; LARISSA FERREIRA CAETANO – VIOLINISTA, BAILARINA, ESPORTISTA; LIRIAN TABOSA – ARTE-EDUCADORA APOSENTADA,POETA E ESCRITORA; AS VIÚVAS E AS CANGACEIRAS - da esquerda pra direita (em pé): DIRCE ALVES, VALDECI FERREIRA GONÇALVES E MARIA CONCEIÇÃO. Sentadas : MARIA INEZ NARCISO BENTO, ESTELINA DE MELO e AMINADAT DA SILVA MOURA – PARTICIPANTES DO GRUPO DE TEATRO MELHOR IDADE - PAM e ESMUTI. TERESA PETSOLD – BAILARINA, PROFESSORA; ROSANA RODRIGUES DO NASCIMENTO VITÓRIA - ESPORTISTA, PROFESSORA DE TAI CHI CHUAN; AMANDA SOUZA FIGUEREDO – ARTESÃ; CELESTE CONCEIÇÃO – ARTISTA PLÁSTICA, PROFESSORA; RITA DE CASSIA E. FERNANDES COM O FILHO LUIS FELIPE FERNANDES DA SILVA – MÃE; GRUPO PODEROSAS AMIGAS DA MAMA DE N.I; FABIANA SAMPAIO CARDOSO - MAQUIADORA, GESTORA ANDRÉA SOUZA VALLE – JORNALISTA, CINEASTA, GESTORA; WILMA MACHADO – PROF. APOSENTADA; ARTISTA PLÁSTICA e POETA; VANDERLAINE ALENCAR – ARTISTA PLÁSTICA, PROFESSORA DE ARTES; OHANA NATUREZA – ATRIZ e MODELO PLUS SIZE; NADÍLIA SEVERINA DA SILVA MELO - FOTÓGRAFA

Perfil:

Alziro Xavier, 69 anos, é Repórter Fotográfico. Nasceu em São Miguel dos Campos, no estado de Alagoas sua formação em Fotografia foi realizada no Liceu de Artes e Ofícios, no Rio de Janeiro, em 1971. Cursou fotografia profissionalizante na Universidade Estácio de Sá em 1992, participou em 1998 do Workshop em Paris, trabalhou de na Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, no período de 2008 a 2013, onde realizava cobertura fotográfica de eventos para matérias jornalísticas sobre a atuação institucional.

FORMAÇÃO Curso de Fotografia sobre a arquitetura, história e sociedade parisiense com Bernard Foucon. Paris, França sob coordenação do Paço da Imagem. 1998. Aperfeiçoamento Profissional de Técnicas de Preparação e Portfólio no SENAC. Rio de Janeiro - RJ. 1994. Instrumentação Profissional de Fundamentos Fotográficos no SENAC. Rio de Janeiro - RJ. 1993. Iniciação Profissional de Fotografia no SENAC. Rio de Janeiro - RJ. 1993. Técnica de Fotojornalismo no SENAC. Rio de Janeiro - RJ. 1993. Curso de Fotografia na Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro - RJ. 1992. Curso de Fotografia 35 mm na KODAK. São Paulo - SP. 1985. Curso de Fotografia no Liceu de Artes e Ofícios. Rio de Janeiro - RJ. 1971

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu – Repórter Fotográfico, Assessoria de Comunicação Social 2013 em atividade. Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Assessoria de Comunicação Social – Repórter Fotográfico. Período: 03/2008 a 05/2013 Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Queimados (RJ). Chefe de Divisão de Imprensa no período de 1999 a2008. Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Nova Iguaçu (RJ). Repórter Fotográfico período de 2003 a 2004. Shopping Grande Rio. São João de Meriti, RJ. Repórter Fotográfico. Período: 1997 a 2004. Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Queimados (RJ). Fotógrafo no período de 1993 a 1998. Casa de Show RioSampa. Nova Iguaçu, RJ. Repórter Fotográfico freelancer. Período: 1995. Jornal de Hoje. Nova Iguaçu, RJ. Repórter Fotográfico período de1994 a 1998. Jornal O Globo. Rio de Janeiro, RJ. Publicidade período de 1998 a 1992.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 2012 - “Paris Cidade Luz”, Espaço Cultural do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro; 2004 - “Memória Iguaçuana ”, Iguaçu Top Shopping, Nova Iguaçu; 2003 - “Arquitetura de Nova Iguaçu”, Bali-Hi, Nova Iguaçu; 2000 - “Paris Cidade Luz”, Shopping Grande Rio, Duque De Caxias; 1999 - “Paris Cidade Luz”, Espaço Cultural Antônio Fraga, Queimados; 1998 - “Paris Cidade Luz”, Fórum de Nova Iguaçu.

1998 - “Paris Cidade Luz”, Riosampa, Nova Iguaçu.

EXPOSIÇÕES COLETIVAS 2002 - “Caxias em Flash”, Universidade CESGRANRIO, Duque de Caxias; 1998 - “Carnaval do Rio”, Museu do Telefone, Rio de Janeiro.

PUBLICAÇÕES Fotos publicadas nos seguintes veículos de comunicação: G1, portal de notícias da TV GLOBO; Jornal O Globo; Jornal O Dia; Jornal Extra; Revista Veja; Jornal de Hoje; Jornal Hora H; Jornal Ilha Notícias; Jornal Golfinho (Ilha do Governador); Site da Prefeitura de Nova Iguaçu; Fotos usadas em cartões postais da cidade de Nova Iguaçu; Publicações da Empresa de Energia Light.

PRÊMIOS E HOMENAGENS 2012 - Medalha Ouvidoria - Geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por contribuição de forma relevante para aprimoramento da Ouvidoria - Geral.

2012 - Homenagem 66 Anos da ARFOC RIO pela contribuição para o desenvolvimento do Jornalismo de imagem, com sua história e dedicação à fotografia. 2004 - Participação fotográfica no Livro Atlas Escolar da Cidade de Nova Iguaçu. 2003 – Medalha Professor Darci Ribeiro - Homenagem da Câmara Municipal da Cidade de Queimados, e Votos de Louvor. 2003 - Diretor de Imagem e fotógrafo do livro “De Iguassú a Nova Iguaçu – 170 anos”, sobre a história de Nova Iguaçu. 2002 - Título de sócio honorário do Rotary Club de Queimados, 2002 e 2003; Diploma de 2º lugar com o tema “Arquitetura” do I Concurso de Fotografia Caxias em Flash. 2002 - Diploma do 2º lugar com o tema “Patrimônio Cultural I Concurso de Fotografia Caxias em Flash. 1998- Diploma conferido pela Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Queimados. 1998 -Troféu da Secretaria de Economia e Finanças da Prefeitura Municipal de Queimados. 1998 - Certificado referente à exposição fotográfica “Paris Cidade Luz” no espaço cultural, promovido pela Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Queimados. 1998 - Homenagem da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Nova Iguaçu, através do Secretário Paulo de Tarso Machado Borges por relevantes serviços fotográficos prestados à comunidade iguaçuana. 1997 - Certificado de Classificação do 1º Concurso “As melhores fotos do carnaval 1997”, pela Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (ARFOC), Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA) e RIOTUR. 1997 - Troféu por prestação de serviços de fotografia conferido pela Secretaria Municipal de Economia e Finanças da Prefeitura de Queimados.

1997 - Troféu pela 3ª colocação no Concurso “Caras da Cidade de Nova Iguaçu”, patrocinado pelo Jornal O Globo, Iguaçu Top Shopping e Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu. 1979 - Medalhas de Ouro e Bronze no Concurso de Fotografia sobre Arquitetura do Centro Empresarial de São Paulo.


33 visualizações

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now