Queimados terá mostra cultural para comemorar abolição da escravatura e defesa da liberdade religios


Em comemoração ao Dia da Abolição da Escravatura e também do Dia Municipal de Defesa da Liberdade Religiosa, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção de Cidadania, irá realizar no próximo sábado (19) uma Mostra Cultural, que contará com palestras, exibição de filme e apresentações de música e dança. O evento acontecerá no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI), a partir das 9h30. A entrada é gratuita. Organizada pela Coordenadoria de Igualdade Racial, a programação dará início com a exibição do curta-metragem “130 anos de uma abolição inacabada”. O filme pretende abrir um debate sobre a conservadora Lei nº 3.353 decretada em 13 de maio de 1888, a Lei Áurea, além de problematizar as dimensões sociais e políticas que estão inacabadas até os dias atuais. Para descontrair, o evento seguirá com a apresentação de hip hop do grupo Sagás, prevista para as 10h. Já por volta das 11h, a palestra será em alusão ao Dia Municipal em Defesa da Liberdade Religiosa, comemorado no dia 16 de maio, em Queimados. O convidado para mediar o debate será o líder religioso, Fabrícius Caravana. E como o assunto seguirá para a valorização da riqueza cultural das matrizes africanas, ao fim da palestra será feita uma apresentação de Capoeira, organizada pelo Mestre Sampaio. Posteriormente, a cabelereira Eliane Penteado fará uma apresentação e exposição de penteados afros. Para finalizar, os percursionistas Rodrigo Senra, Shopa e Eduardo Reis, tomarão conta do espaço para animar a todos os presentes. Acompanhados da dançarina Negra Rô, os convidados farão uma grande roda de samba. Ao encerrar por volta das 13h, o evento também terá almoço, em que o prato do dia será feijoada. Para o Secretário Municipal de Direitos Humanos e Promoção de Cidadania, Prof.º Carlos Albino, o evento é uma grande oportunidade de convidar a população para conversar sobre um assunto de extrema importância. “É fundamental que exista o debate sobre o racismo e do preconceito, já que sabemos que, infelizmente, essa é uma realidade do nosso país. Organizar uma mostra cultural é dar visibilidade”, declarou o gestor. Já para o coordenador de Políticas Públicas em Defesa da Igualdade Racial de Queimados, Jorge Dahl, a importância dos encontros abertos é cada vez maior, dentro do cenário de intolerância vivido na Baixada Fluminense nos últimos tempos. “Nossa luta sempre será a favor da igualdade e da diversidade cultural. Unimos a comemoração porque entendemos que de alguma forma os dois assuntos são muito ligados, já que sabemos que o preconceito é o princípio de todas essas questões”, concluiu. 


10 visualizações0 comentário

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now