Prefeitura de Itaguaí lança linha do tempo para lembrar os 200 anos da cidade


Site vai contar os principais acontecimentos do município nesses dois séculos de história 

A cidade de Itaguaí completou 200 anos no dia 5 de julho e pela primeira vez terá sua história contada através de uma linha do tempo digital. Através do site www.itaguai.rj.gov.br/200anos, o público vai poder conhecer os principais fatos que construíram a história do município. São textos e fotos que contam cada acontecimento que se sucedeu nesse período. O trabalho de pesquisa envolveu profissionais das Secretarias Municipais de Educação e Cultura; e de Eventos, através da Coordenadoria de Turismo; e a Comunicação Social da Prefeitura de Itaguaí. Um deles foi Eduardo de Almeida Vieira, assessor de projetos especiais da SMEC, que destaca a importância de se ter um documento que preserve a historia do município. – Esse trabalho é importante porque possibilita que todas as pessoas vejam como a cidade faz parte do contexto histórico brasileiro. Neste ano, celebramos os 200 anos de emancipação político-administrativa, porém, se levarmos em conta o primeiro livro de batismo, datado de 1688, veremos que Itaguaí tem 330 anos de história oficial catalogada. E ainda vamos descobrir muito mais, pois, a descoberta do sítio arqueológico do Forte de Itaguaí nos mostra que nossa história é mais antiga ainda. Assessora de Patrimônio Histórico e Cultural e moradora da cidade, Fátima Castro também participou da criação da linha do tempo e conta um pouco sobre como surgiu a ideia de ter esse registro histórico do município. – Meu trabalho com a história de Itaguaí começou a partir de um convite para ocupar a pasta. Como sou nascida e criada na cidade e apaixonada por história, demos início a uma pesquisa para culminar em um livro para registrar a história. A Prefeitura contratou um pesquisador e também fomos buscando a história oral para chegar até o estágio atual – disse Fátima. – É importante mostrar aos itaguaienses a sua memória. Para mim foi gratificante falar sobre a minha cidade, conhecer minhas raízes e mostrar às outras pessoas suas raízes também – destaca. Contando a historia de Itaguaí A linha do tempo começa a contar a história de Itaguaí bem antes de 1818, quando foi elevada a categoria de vila. Para ser mais preciso, o início é em 1688, ano no qual os jesuítas construíram uma igreja no aldeamento de Itaguaí, na região onde hoje fica localizada Coroa Grande. Outras datas históricas são lembradas como a construção do Chafariz, a inauguração da Biblioteca municipal e da estação ferroviária, as passagens do Imperador D. Pedro I pelo município, a chegada da energia elétrica, os primeiros imigrantes japoneses, o coreto, composição do hino, construção do relógio solar, emancipações, inaugurações do porto e do teatro, entre outros acontecimentos. Filhos Ilustres Além das datas, a linha do tempo traz também a história de personalidades que nasceram e fizeram história na cidade, como Barão de Tefé, Motta Maia, Francisco José Cardoso, João Batista da Costa e Quintino Bocaiúva. 


53 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now