Narrativas e resistências sobre homicídios na Baixada Fluminense


O encontro "Narrativas e resistências sobre homicídios na Baixada Fluminense - #BaixadaResiste" tem como objetivo unir atores da Baixada Fluminense, da sociedade civil em geral e do poder público para que se discuta o problema da violência letal na Baixada e apontar para soluções de prevenção e garantia dos direitos humanos na região. O encontro acontecerá no dia 20/08 (segunda-feira), no auditório do Conselho Regional de Psicologia - CRP de Nova Iguaçu (R. Sebastião Herculano de Mattos, 41 - próximo à estação de trem Nova Iguaçu), a partir das 17h.

Programação:

17h - Exibição do filme Nossos Mortos Têm Voz (Quiprocó Filmes)

Documentário construído a partir do depoimento e do protagonismo das mães e familiares vítimas da violência de Estado da Baixada Fluminense.Tendo como ponto de partida esses casos, o documentário trabalha com as histórias atravessadas por essas perdas, resgatando a memória dessas vidas interrompidas através de uma visão crítica sobre a atuação do Estado através das polícias na Baixada, sobretudo no que diz respeito à violência contra jovens negros.

17h30 - Debate com Fórum Grita Baixada, ISER, Rede de Mães e Familiares da Baixada. Mediação: Quiprocó Filmes

O debate será conduzido através das apresentações da pesquisa Homicídios na Baixada Fluminense: Estado, mercado, criminalidade e poder (ISER) e da Cartografia Social: o impacto da militarização na vida das mulheres da Baixada Fluminense (Rede de Mães e Familiares da Baixada)*.

*Homicídios na Baixada Fluminense: Estado, mercado, criminalidade e poder (ISER)

Esta palestra será coordenada por André Rodrigues - cientista político, professor do IEAR/UFF, pesquisador do NEEIPP/UFF e do ISER -, a pesquisa busca compreender as dinâmicas que causam os homicídios na Baixada Fluminense, por uma perspectiva que articula as redes da criminalidade violenta e os contextos políticos locais.

Cartografia Social: o impacto da militarização na vida das mulheres da Baixada Fluminense (Rede de Mães e Familiares da Baixada)

Publicação coletiva que reúne algumas das mais simbólicas representações femininas da Baixada Fluminense, a cartografia é um processo metodológico de pesquisa e ferramenta de incidência política que une mulheres de contextos sociais distintos, mas moradoras de territórios com realidades e problemas similares. Foi concebida pelo projeto “Mães e Familiares Vítimas da Violência Policial na Linha de Frente”.

Fórum Grita Baixada

O Fórum Grita Baixada é uma coalizão de organizações e pessoas da sociedade civil articuladas por iniciativas voltadas aos direitos humanos e à segurança pública, com olhar e ação sobre a Baixada Fluminense. Por meio da formação popular, mobilização e articulação de forças e uma estratégica incidência política, contribuem para a valorização da vida e a superação das estruturas de produção e reprodução da violência.


0 visualização

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This website was created by Naboua Sites e Marketing