Narrativas e resistências sobre homicídios na Baixada Fluminense

O encontro "Narrativas e resistências sobre homicídios na Baixada Fluminense - #BaixadaResiste" tem como objetivo unir atores da Baixada Fluminense, da sociedade civil em geral e do poder público para que se discuta o problema da violência letal na Baixada e apontar para soluções de prevenção e garantia dos direitos humanos na região. O encontro acontecerá no dia 20/08 (segunda-feira), no auditório do Conselho Regional de Psicologia - CRP de Nova Iguaçu (R. Sebastião Herculano de Mattos, 41 - próximo à estação de trem Nova Iguaçu), a partir das 17h.
Programação:
17h - Exibição do filme Nossos Mortos Têm Voz (Quiprocó Filmes)
Documentário construído a partir do depoimento e do protagonismo das mães e familiares vítimas da violência de Estado da Baixada Fluminense.Tendo como ponto de partida esses casos, o documentário trabalha com as histórias atravessadas por essas perdas, resgatando a memória dessas vidas interrompidas através de uma visão crítica sobre a atuação do Estado através das polícias na Baixada, sobretudo no que diz respeito à violência contra jovens negros.
17h30 - Debate com Fórum Grita Baixada, ISER, Rede de Mães e Familiares da Baixada. Mediação: Quiprocó Filmes
O debate será conduzido através das apresentações da pesquisa Homicídios na Baixada Fluminense: Estado, mercado, criminalidade e poder (ISER) e da Cartografia Social: o impacto da militarização na vida das mulheres da Baixada Fluminense (Rede de Mães e Familiares da Baixada)*.
*Homicídios na Baixada Fluminense: Estado, mercado, criminalidade e poder (ISER)
Esta palestra será coordenada por André Rodrigues - cientista político, professor do IEAR/UFF, pesquisador do NEEIPP/UFF e do ISER -, a pesquisa busca compreender as dinâmicas que causam os homicídios na Baixada Fluminense, por uma perspectiva que articula as redes da criminalidade violenta e os contextos políticos locais.
Cartografia Social: o impacto da militarização na vida das mulheres da Baixada Fluminense (Rede de Mães e Familiares da Baixada)
Publicação coletiva que reúne algumas das mais simbólicas representações femininas da Baixada Fluminense, a cartografia é um processo metodológico de pesquisa e ferramenta de incidência política que une mulheres de contextos sociais distintos, mas moradoras de territórios com realidades e problemas similares. Foi concebida pelo projeto “Mães e Familiares Vítimas da Violência Policial na Linha de Frente”.
Fórum Grita Baixada
O Fórum Grita Baixada é uma coalizão de organizações e pessoas da sociedade civil articuladas por iniciativas voltadas aos direitos humanos e à segurança pública, com olhar e ação sobre a Baixada Fluminense. Por meio da formação popular, mobilização e articulação de forças e uma estratégica incidência política, contribuem para a valorização da vida e a superação das estruturas de produção e reprodução da violência.