Nilópolis comemora 71 anos de emancipação no próximo dia 21


Nilópolis - A cidade que respira carnaval

Nilópolis foi fundada em 6 de setembro de 1914, comemora no próximo dia 21 de agosto, 71 anos de emancipação também sem festa. No entanto algumas secretarias municipais estão realizando atividades comemorativas. No último domingo (5), foi realizada uma uma corrida e caminhada (ambas com 6,5km de percurso) no Parque Natural do Gericinó e irá apresentar uma peça teatral no próximo sábado, 18 de agosto. O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna será apresentada na Escola Municipal de Teatro Antônio José – O Judeu no sábado (18), a partir das 18h, no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados, localizado no bairro Cabral. A cidade também está recebendo uma conferência nacional esta semana.

A cidade tem um extensão territorial de 19,2 km² e apenas 9 mil km² habitados pelo homem e está dividida em 15 bairros e 2 distritos. Assim como a maioria dos municípios brasileiros também sofre com a saúde precária e a falta de segurança. A cidade já teve agência bancária incendiada e carro de policial alvejado por balas em tentativa de assalto. O IDHM de Nilópolis é de 0,753, situando o município na faixa de desenvolvimento humano alto e ocupa a 488ª posição entre os 5.565 municípios brasileiros segundo o IDHM.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis é sua principal atração turística. Fundada em 1948, é uma das mais antigas e tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro. A agremiação foi 13 vezes campeã do carnaval carioca, 15 vezes vice, além de ter conquistado mais de 50 Estandartes de Ouro. No entanto, a cidade conta com outros atrativos como: teatros, bibliotecas municipais, centoro integrado de cultura Afro-brasileira, Parque Municipal com quadras de esporte, pistas de atletismo e vasta área verde, além de escolas de dança.

Centro Cultural de Nilópolis:

Lá funciona o Teatro Municipal Jornalista Tim Lopes, a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa e a Escola de Artes Dramáticas Antônio José. O teatro tem capacidade para 170 pessoas. No espaço acontecem shows, peças, apresentações de dança e, eventualmente, projeção de filmes.

Parque Sara Real

Com 9 mil M² de área. O Parque Sara Areal criado em 1949 é uma opção de lazer e de cultura. Além das quadras de esportes e pistas para atletismo, há um complexo cultural que inclui a Escola Municipal de Música Professor Weberty Bernardino Aniceto e a Escola Municipal de Dança Ana Pavlova.

Centro Integrado de Cultura Afro-Brasileira

O espaço é uma filial do Centro de Integração da Cultura Afro-Brasileira (Ciafro) do Rio de Janeiro, que divulga a cultura afro-brasileira em exposição, fórum, seminário, palestra, cursos, festival de poesias e de cantigas afro-brasileiras. O Ciafro fundado em 2006 tornou-se o primeiro ponto de cultura.

Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa

Nasceu quase ao mesmo tempo que o Município de Nilópolis, que em 2017 completou 70 anos. O acervo tem cerca de 12 mil livros e inclui uma pequena coleção de obras sobre a Baixada Fluminense e de Nilópolis. O espaço possui um TeleCentro com 12 computadores e internet com acesso gratuito.

Parque Municipal do Gericinó

O Parque Natural do Gericinó conta com uam extensão territorial de 10,2 km e fica dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Gericinó-Mendanha doada pelo Exército brasileiro. Ele está situado no Campo de Instrução de Gericinó (CIG), O Parque guarda espécies das mais variadas plantas. Entre as atividades oferecidas, destaque para o safári fotográfico com orientação de professores, corrida de orientação, educação ambiental e recreação infantil, além de serem permitidas práticas de esportes ao ar livre. Funciona diariamente, de 6 às 18h. A entrada fica no final da Rua Antônio João de Mendonça, s/nº, bairro Dr. Manoel Reis.


162 visualizações0 comentário

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now