Evento discute aplicação de novas práticas para a educação em Japeri


A Secretaria de Educação de Japeri encerra nesta sexta-feira (31) o seminário “Formação Continuada – Repensando Práticas e Ressignificando Saberes”. O evento, que está sendo realizado desde quarta-feira (29), envolveu cerca de 150 professores, gestores, orientadores educacionais e pedagógicos da rede municipal de ensino, no auditório da Escola Bernardino de Melo, em Engenheiro Pedreira.

A secretária municipal de Educação, Roberta Bailune, disse que o seminário teve por objetivo oportunizar momentos de reflexão e ação pedagógica voltados para o diálogo entre o ensino e a aprendizagem, articulando os conhecimentos com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Entre os palestrantes convidados os professores Álvaro Pereira, que abordou o tema Diversidade na Educação de Acordo com a BNCC; Márcia Marin, que falou sobre o “Desenho Universal da Aprendizagem”, e Doug Alvoraçado, que mostrou o “Impacto da BNCC nas Práticas Pedagógicas”.

Um dos pontos altos do encontro foi a apresentação da Cia do Teatro, que envolve alunos da rede de ensino do município. O grupo encenou a peça “Cat Valores”, adaptada do musical Cats on Broadway. A Base Nacional Comum Curricular, homologado pelo Ministério da Educação, em sua terceira versão, no ano passado, será implementada nas escolas a partir de 2019.

A criação de uma Base Nacional Curricular tem o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns, considerados essenciais para o século XXI, incentivando a modernização dos recursos e das práticas pedagógicas, bem como promovendo a atualização do corpo docente das instituições de ensino.


8 visualizações0 comentário