Mesquita fará audiência pública para Plano Municipal de Saneamento Básico


A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Obras, vai realizar no dia 5 de setembro entre as 14h e 17h, a Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico da cidade. O evento acontecerá no auditório Zelito Viana, no Paço Municipal. A audiência tem como objetivo divulgar e debater o plano com a sociedade. Será uma grande oportunidade da população participar das discussões. O evento é aberto a todos os moradores.

O projeto será apresentado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), associação parceira da administração municipal na elaboração da proposta. O plano de saneamento tem como objetivo estratégico a universalização dos serviços. Nele são previstas soluções graduais e progressivas, conforme preconiza a Lei nº 11.445/2010 de Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico, compreendendo quatro componentes: como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais relativo aos processos de abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

A conferência contará com a presença de representantes de cada secretaria (obras, meio ambiente, urbanismo e saúde ); membros dos Conselhos Municipal da Cidade. No evento, a população poderá dar sugestões e contribuir para o planejamento do PMSB.

Segundo o secretário municipal de Obras, Pedro Barbosa, com o plano serão definidas as prioridades de investimento, os objetivos e as metas a serem alcançadas na área de saneamento básico. Ele funcionará como uma orientação para que o trabalho seja realizado com qualidade e de acordo com o que as comunidades precisam. “Por isso a consulta e as audiências públicas são tão importantes. Apenas a própria população pode apontar onde estão e quais são suas maiores necessidades”, diz.

Karin Segala, coordenadora de projetos do IBAM, ressaltou a importância da conferência. " A Cidade de Mesquita se destaca no cenário da Baixada Fluminense com a elaboração do seu Plano Municipal de Saneamento Básico.Foram realizados estudos técnicos, visitas de campo e diversos eventos abertos ao público para ouvir a opinião dos moradores", diz.


8 visualizações0 comentário