Alunos de Mesquita participam de aula prática de Educação Ambiental


Uma aula prática de Educação Ambiental marcou a manhã da última quinta-feira (30), de alunos da Escola Municipal Castelo Branco, em Mesquita. Um grupo de 35 alunos do ensino fundamental, que compõe a Comissão Municipal Infantojuvenil do Meio Ambiente, visitou o Sítio Sampaio de um produtor da Agricultura Familiar da cidade e depois a Cooperativa dos Produtores Agropecuários de Mesquita (COOPAMESQ). A ação foi desenvolvida através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMMURB), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

No sítio, os alunos receberam uma palestra ao ar livre, viram de perto as plantações e descobriram que Mesquita tem uma grande produção de manga, acerola, aipim, banana e caqui. O engenheiro agrônomo Fábio Carvalho Vilas Bôas, acompanhou a visita até a cooperativa e explicou sobre a produção e comercialização das polpas no espaço.

A educadora ambiental, Rosaura Clem, foi a responsável por toda a atividade e destacou a importância da interação dos alunos. “Nosso município é composto por 60% de Área de Proteção Ambiental (APA). Precisamos explorar mais essa riqueza de forma consciente e responsável. Projetos como este aproximam as crianças do meio ambiente, além de oferecer a oportunidade de eles conhecerem a realidade da cidade, já que muitos ficam limitados ao bairro onde vivem”, ressaltou.

Ações focadas na coleta seletiva, sustentabilidade, tratamento de resíduos, arborização urbana e rural, preservação da água, mananciais, nascentes e rios estavam entre as temáticas abordadas na atividade.


9 visualizações0 comentário