Mesquita entrega ônibus adaptado para pessoas com deficiência


A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), lançou nesta sexta-feira (21), Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, o projeto Transporte Eficiente. A solenidade aconteceu às 10h, no Paço Municipal, e reuniu alunos, pais, professores, coordenadores e funcionários da Escola Municipal Professor Marcos Gil, polo de educação especial na cidade.

Flávio Rossini, subsecretário de Direitos Humanos de Mesquita, participou da entrega oficial do veículo e ressaltou a importância. “É um avanço que vai beneficiar, principalmente, os cadeirantes que têm dificuldades para se deslocar no decorrer do dia”, avaliou.

Um ônibus e uma van totalmente adaptados serão responsáveis pelo transporte de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Os veículos poderão ser solicitados para consultas médicas, previamente agendadas, além de passeios, que serão organizados através da Coordenadoria dos Diretos da Pessoa com Deficiência de Mesquita. O ônibus conta com plataforma elevatória, área para cadeira de rodas, poltrona preferencial com cinto de segurança e sensor de ré, 20 assentos e dez espaços para cadeiras de rodas. A van também possui rampa e assento para cadeirante.

Fabiola Fargas, diretora da Escola Municipal Professor Marcos Gil, agradeceu a prefeitura. "Lembro-me bem do esforço da secretaria, junto ao prefeito, para que isso tudo fosse possível. Se não fosse a garra deles, com certeza, nada disso estaria aqui hoje", disse.

"É uma alegria imensa estar aqui hoje, fazendo o lançamento do projeto. Esse ônibus vai ajudá-los tanto no transporte como na questão da própria acessibilidade. Temos muito orgulho em dizer, que através de parcerias, temos o resultado de um trabalho sério", citou Erika Rangel, subsecretária da SEMAS.

Mãe de um aluno de 29 anos com paralisia cerebral, Deuzali dos Santos, se emocionou quando viu o ônibus. “Sou uma das muitas mães felizes com a chegada desse veículo. Meu filho participa de todas as ações na escola. Espero que o governo e a prefeitura apoiem cada vez mais os deficientes, eles precisam muito”, pontua Deuzali.

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que queiram se cadastrar no Projeto Transporte Eficiente na sede da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência, que fica na Prefeitura, localizada na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, nº 120, 1º andar, Centro. O espaço funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.

#mesquita #deficiência #onibusadaptado

4 visualizações0 comentário