Festa de aniversário de Mesquita lota Paço Municipal com noite de funk e pagode


O domingo terminou em festa no Centro de Mesquita. Cerca de 10 mil pessoas lotaram o Paço Municipal, no primeiro dia de comemorações pelo aniversário de 19 anos de emancipação da cidade. Os shows começaram por volta de 20h e garantiram uma noite de muito pagode e funk aos presentes, com as apresentações do MC Chibata e dos grupos Nosso Brilho e Disfarce, terminando em clima de baile comandado pelo MC SL e, sem seguida, pelo convidado especial da noite, MC Sapão. A festa segue ainda nesta segunda e na terça-feira. Hoje, a atração principal do palco montado em frente à sede da prefeitura é Mumuzinho. Na terça, uma noite gospel – com apresentação de Rose Nascimento – e queima de fogos encerrarão as atividades.

Para garantir o entretenimento e a segurança do público, várias secretarias municipais se juntaram. A Guarda Civil Municipal atua com 24 profissionais, que auxiliam os 30 policiais militares direcionados para trabalharem no evento. A Guarda de Mesquita utiliza oito viaturas no local, somadas às seis da PM, que disponibiliza ainda três duplas de cavalaria para o policiamento. A Defesa Civil, o Conselho Tutelar e equipe de Ordem Pública da cidade também estão no local, que conta com duas ambulâncias do SAMU – cujos registros principais de atendimento na primeira noite foram de entorse de tornozelo e hipertensão.

“Aproveitamos a experiência do Estação Rio, realizado no mês passado, para adotar estratégias semelhantes e até aprimorarmos o esquema de monitoramento. Desta vez, duas torres de observação ajudam nossa equipe a garantir uma visão panorâmica de 360°, o que facilita o patrulhamento do Paço Municipal. Temos também cinco pontos de bloqueio organizados pela equipe de Ordem Pública para evitar que ambulantes não cadastrados entrem na festa e que objetos perigosos, como materiais em vidro, sejam utilizados”, explica Sergio Mendes, secretário de Segurança e Ordem Pública de Mesquita.

A venda de bebidas e comidas é realizada por 24 barracas e seis food trucks cadastrados e autorizados pelo governo municipal. Entre as opções comercializadas estão desde salsichões e salgados a sanduíches, yakisoba e tapioca. Ao redor do Paço Municipal, 48 banheiros químicos estão instalados para evitar transtornos ao público e garantir menos filas durante os intervalos dos shows.

As interdições de ruas no entorno do Paço Municipal começam às 17h (exceto na segunda, com início às 18h), com a proibição do estacionamento valendo a partir da meia-noite. A operação de tráfego de veículos fica por conta de dez agentes de trânsito e 20 operadores da Secretaria de Transportes e Trânsito, que utiliza dois veículos operacionais e duas motocicletas para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios no período do show.

“O saldo foi bastante positivo nessa primeira noite de festa. Registramos apenas uma multa e um veículo rebocado, o que significa que a população entendeu o esquema organizado e seguiu as instruções de priorizar o transporte público regulamentado”, avalia Fernando Gonzalez, secretário municipal de Transportes e Trânsito de Mesquita.

#mesquita #aniversário #paçomunicipal #funk #pagode #mcsapão #brilhoedisfarce

5 visualizações0 comentário