O 14º Prêmio Atabaque de Ouro destaca cultura africana no Brasil


IULA vence o Prêmio Atabaque de ouro pela segunda vez

Cultura africana, história dos negros no Brasil, roupas e comidas típicos e muita curimba, assim foi o clima do 14º Prêmio Atabaque de Ouro promovido pelo jornal ICAPRA no último domingo, 23 de setembro. O atabaque de Ouro foi para a bicampeã do Festival, Irmandade Umbandista Luz da Aruanda (IULA) de Duque de Caxias com a cantiga "CABOCLO GIRA MUNDO - A FOLHA FALA QUEM É ", autoria e interpretação de Duda Cigano. Ela também também ganhou na categoria melhor maquiagem com a maquiagem de Helena Leoa. O Atabaque de Prata ficou com José Carlos de Oxosse com a música: Pade de Exu. Ele também ganhou na categoria: Campeão dos Campeões dos Festivais. O Atabaque de Bronze ficou com o Grupo de Curimba - JPA com a música Velho João. O 4º lugar ficou com Julie Salles que também ganhou na categoria melhor letra. O 5º lugar ficou com o grupo cultural Luz de Odara. O evento foi realizado na quadra da Escola de Samba Grande Rio e contou com participação especial de Tião Casemiro, conhecido como a Voz da Umbanda, Grupo de Pagode Balacobaco, entre outros.

Foram 38 membros trabalhando pela cantiga vencedora, contou o compositor e intérprete Duda Cigano. “Trabalhando muito, somamos esforços por mais de quatro meses. Foi um grande trabalho em equipe. Estamos muito felizes com este bicampeonato”, destacou o intérprete.

O idealizador do evento, Marcelo Fritz não pode participar do evento por conta da legislação eleitoral, mas ficou muito emocionado com o sucesso do evento. “Parece que foi ontem mas já são 14 anos de Resistência e luta contra a intolerância. Não é fácil perpetuar uma cultura popular como essa diante de tanto preconceito, mas a cada ano mostramos um pouco mais da cultura africana, dos negros e principalmente da origem de todo o povo brasileiro”, ressaltou.

O 14º Prêmio “Atabaque de Ouro” também destacou os participantes em várias categorias. O Título: Campeão dos campeões ficou com o cantor e compositor José Carlos de Oxossi, Melhor curimbeiro: Marcelo Passos, A melhor torcida: Tenda Espírita Ogum de Friburgo, Revelação: Tenda Espírita São Jorge Guerreiro de Umbanda, Melhor Festival de 2017: Aldeia de Caboclos de São Paulo, Melhor Intérprete: Beatriz Nascimento, Melhor letra: Juli Salles, Melhor Coreografia: Luz de Odara, Melhor Maquiagem: Melhor Figurino: Luz de Odara. O Pai Ivo de Carvalho recebeu uma homenagem como Voz veterana do Festival.

Letra do canto vencedor

CABOCLO GIRA MUNDO, A FOLHA FALA QUEM É

Autor/ Intérprete: Duda Cigano – CURIMBA IULA

Toque: Congo

Girou o Sol

Chegou a Lua

Água na Terra, que a Terra fecunda

Ele é quem gira do Xingu à Guiné

Caboclo Gira Mundo, a folha fala quem é. BIS

O uirapuru na açucena

Folha que cura vem lá da Jurema

Cipó-caboclo, urucum, vence-demanda

Girar no Tempo é Zambi quem manda.

Seu Gira Mundo corre gira na Aldeia

Dandá da Costa com alegria clareia

Seiva que escorre cheirando a dendê

Chão de Caboclo Bravo é terra de massapê. BIS

Sua capanga nos traz alegria

Cura que vem no lumiar do meio-dia

À meia-noite de estrelas coroado

Mboitatá seu Gira Mundo é encantado.

Galeria de imagens

Veja mais fotos na página do Origens em https://www.facebook.com/Origens-1074778942633248/


98 visualizações

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now