Projeto da Prefeitura de Itaguaí atende cerca de 100 pessoas com atividade física em Coroa Grande


A Secretaria de Esportes iniciou no mês de agosto na Praça dos Golfinhos, em Coroa Grande, projeto para estimular a prática de exercícios físicos e combater o sedentarismo, proporcionando diversos benefícios à saúde. Cerca de 100 pessoas participam das atividades coordenadas pelo educador físico Fábio dos Santos Ferreira. As aulas acontecem toda segunda, quarta e sexta-feira, a partir das 7h40. Os alunos fazem alongamento, ginástica, caminhada e treinamento funcional.

Assim como toda atividade física, o projeto proporciona diversos benefícios para a saúde e dá qualidade de vida aos participantes, como a melhora no controle da pressão arterial, dos níveis de gordura e açúcar no sangue e, com a integração dos participantes, o combate à depressão. - É um benefício enorme para saúde. Às vezes a pessoa chega aqui com dores e, ao longo do tempo, observa uma melhora significativa por causa das atividades que desenvolvemos – disse o coordenador.

O projeto é aberto para todas as idades, mas o professor Fábio frisa que como a maioria dos participantes são da terceira idade, é preciso seguir uma rotina de exercício mais leve. Os alunos adoram as aulas. As brincadeiras são comuns durante as atividades. Porém, engana-se quem pensa que o pessoal não leva a sério. Todos os exercícios são seguidos à risca pelos participantes, que garantem uma grande melhora com a prática da atividade física.

Moradora de Coroa Grande, Maria de Fátima de Oliveira, de 65 anos, aproveita para fazer as aulas antes de ir para o trabalho. Praticante de exercício durante toda a vida, a autônoma elogia a iniciativa da Secretaria de Esporte em levar a atividade para o bairro. - Meus remédios são os exercícios. Procuro sempre praticar, estar me movimentando. Quando não posso vir, faço alongamento em casa e dou uma caminhada mais tarde. Não tenho uma vida sedentária. Sempre pratiquei alguma atividade e sempre com orientação médica. Os médicos costumam dizer para mim que a saúde está nos pés e vejo que realmente é verdade – destacou Maria de Fátima.

A Secretaria de Esporte também realiza esse projeto no Parque das Artes, Jardim América e Chaperó. A matrícula deve ser feita nos próprios locais. Basta levar RG, CPF e comprovante de residência.

#itaguai #atividadefísica #idoso #coroagrande #prefeitura

5 visualizações0 comentário