Árvores de 500 anos recebem cuidados de agentes municipais em Queimados


Duas árvores com cerca de 500 anos cada estão recebendo atenção especial da Prefeitura de Queimados. Equipes das Secretarias Municipais de Ambiente e Defesa dos Animais e de Conservação e Serviços Públicos realizaram, nesta terça-feira (25), um estudo na Estrada Olegário Dias, no bairro Valdariosa, para avaliar a necessidade de uma série de intervenções que fortaleçam raízes, troncos e galhos das espécies a fim de evitar acidentes.

Durante a ação, os biólogos da SEMADA constataram a necessidade de poda e retirada de cactos e trepadeiras do tronco das árvores, apesar do bom estado fitossanitário de ambas (avaliação do aspecto do vegetal em relação ao risco de queda). Assim que a análise foi concluída, agentes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos realizaram os serviços necessários ao longo do dia.

O trabalho das biólogas Stela Dalva Macedo e Salete Oliveira foi essencial nos cuidados a serem tomados: “Os cactos estavam pesando muito sobre os galhos e o risco de cair sobre as residências é grande. Estaremos atentos. Foi preciso a retirada de cerca de 30% do volume da copa”, afirmou Stela.

As árvores são conhecidas comumente como Orelha de Macaco - por causa da forma de seu fruto -, mas o nome científico da espécie é Enterolobium contortisiliquum. Elas medem mais de 1,5 metro de diâmetro e 26 metros de altura cada. Moradores da localidade afirmam que as árvores são tradicionais e motivos orgulho na região.

Uma delas fica na casa do DJ Magno de Almeida (30). Ele afirma ser apaixonado pela planta, mas reafirma a necessidade de cuidado com o vegetal, pois o tamanho da espécie já causou alguns prejuízos: “Nós amamos as árvores. Trazem pássaros e fazem uma sombra maravilhosa no quintal, mas já caíram galhos grandes aqui e até perdemos um carro por causa disso”, ressaltou.

#queimados #agentemunicipal #árvores #plantiodeárvores

15 visualizações0 comentário

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now