Dia Mundial do Idoso é comemorado em Itaguaí


Os idosos atendidos pelo Programa de Atenção à Saúde do Idoso que atua na ESF Coroa Grande tiveram uma manhã especial nessa segunda-feira (01/10). Em comemoração ao Dia Mundial do Idoso, a Prefeitura de Itaguaí promoveu um café da manhã com palestras e uma apresentação do grupo teatral GTAF, do professor George D’Almeida, no salão da Igreja de São Benedito.

A peça que emocionou os presentes contou a história de um idoso maltratado no dia a dia. A família, então, decidiu colocá-lo em um asilo. A neta, porém, discordou e fez com que todos enxergassem que em um passado recente esse avô ajudou a todos. Na platéia, Isabel de Oliveira Peres, de 73 anos, disse ser essa a realidade enfrentada por muitos idosos.

- Lembrei de casos conhecidos que sofreram na velhice. É bom que as pessoas reflitam como os idosos precisam ser respeitados e amados – destacou.

Um dos assuntos das palestras foi o Estatuto do Idoso. A assistente social Claudia Alves Lima, da Secretaria de Saúde, lembrou que em 2017 entrou em vigor a prioridade da prioridade, ou seja, idosos acima de 80 anos têm prioridade sobre os outros idosos. Essa mudança no Estatuto foi criada pela Lei 13.466/2017. Outra questão abordada foi que aposentados e pensionistas, com 65 anos ou mais, têm isenção de imposto de renda, dependendo do valor recebido. Porém há isenção total para idosos que sofram do mal de Alzheimer, cardiopatia grave, nefrologia grave, AIDS, doença de Parkinson, entre outras.

A fisioterapeuta Danielle Aparecida palestrou sobre o conceito de qualidade de vida com os idosos. A profissional afirmou que na terceira idade a integração social é essencial. A atividade intelectual tem que sempre ser exercitada e a capacidade de aprendizagem ser sempre provocada. Também foram apresentados os canais para denunciar qualquer caso de violência contra o idoso. Eles podem recorrer ao Conselho Municipal do Idoso, CREAS, Polícia Civil e ao Disque 100.

Outubro Rosa

Em meio às comemorações do Dia Mundial do Idoso, também foi lembrado a campanha Outubro Rosa. Em parceria com o Porto Sudeste, a Secretaria de Saúde ofereceu informações sobre o câncer de mama e de colo de útero. O câncer de mama é o segundo tipo que mais atinge as mulheres no mundo. Causado por infecção persistente pelo vírus papilomavírus humano (HPV), o de colo de útero é preocupante também. Há a disposição da população a vacina contra HPV, para meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade.

As palestrantes lembraram que o câncer de mama pode atingir homens. Foi citado também que as mulheres, principalmente as com vida sexual ativa, façam o exame de preventivo anualmente.

#diamundialdoidoso #itaguaí

5 visualizações0 comentário