Educação de Magé realiza segunda etapa da 2ª Feira do Conhecimento


Nesta quarta-feira (3), 12 escolas dos primeiro e segundo distritos que chegaram à segunda fase da II Feira do Conhecimento, apresentaram seus trabalhos na E. M. Desembargador Oswaldo Portella. “Novas práticas de sustentabilidade” é o tema deste ano, que incentivou os alunos do 6º ao 9º ano, a desenvolverem uma consciência social e ambiental com projetos realizados em sala de aula.

O organizador e coordenador pedagógico do Anos Finais da Secretaria de Educação e Cultura, Rodrigo Félix, explicou o porquê do tema. “Ele foi escolhido, porque vai além das questões ambientais. Nossos alunos estão aprendendo como ter uma melhor qualidade vida, novos olhares de cidadania, desenvolvimento social, saúde, esporte e lazer também. É muito importante que eles pensem sobre a utilização dos recursos da natureza, nós estamos vivendo momento de escassez de água e recursos naturais”, contou.

A feira acontece em três etapas. Na primeira, as turmas produziram trabalhos em sala de aula sobre as questões sociais e ambientais; na segunda acontece a apresentação dos melhores projetos ao público e a banca avalia as 10 escolas que passam para a próxima fase; na última, a escola vencedora é escolhida. Segundo o organizador, “no dia 11 de outubro, é a vez das escolas de Suruí e Mauá mostrarem seus trabalhos. No dia 17 de outubro, as escolas do sexto distrito e o encerramento será no Calçadão de Magé com as 10 melhores escolas, no dia 26 de outubro”, contou Rodrigo.

A Escola Municipal Parque Boneville mostrou que é possível ter uma casa sustentável. Com garrafas pet, pallets, caixa de ovos e outros produtos recicláveis, os alunos do 8º ano montaram uma sala elegante. “É super possível montar uma casa sustentável. Montamos um sofá, uma estante e uma mesa de centro com pallets, em vez de de jogarmos fora, já que eles podem ser utilizados uma vez. Nós também o reutilizamos para fazer coisas lindas de decoração. Com garrafas pet fizemos um sofá e plantas”, contou a aluna Juliana Palácio. “É com muito orgulho que apresentamos mais uma etapa da nossa Feira do Conhecimento. Esse ano o tema é sustentabilidade e nós temos trabalhos incríveis. Nossos alunos nos surpreendem a cada ano. Temos trabalhos com robótica, maquetes, roupas sustentáveis e um trabalho maravilhoso sobre o Centro de Ensino, Pesquisa e Treinamento em Agroecologia. Ah, não podemos esquecer dos lindos trabalhos com reciclagem. Está muito fantástico! É importante ver nossos alunos sendo sujeitos do próprio conhecimento, porque hoje eles têm consciência sobre o meio ambiente e da preservação ambiental. Hoje nós estamos aprendendo com eles, afinal eles são o futuro da nossa cidade”, finalizou a Secretaria de Educação e Cultura, Álison Brandão.

#educaçãodemagé #feiradoconhecimento #magé

5 visualizações0 comentário