Alunos elegem o cardápio escolar de 2019 em Itaguaí


O clima eleitoral tomou conta das escolas municipais de Itaguaí. Através do voto, os alunos elegeram na terça-feira (09/10) o cardápio que vai vigorar nas unidades em 2019. Duas propostas feitas pelo Departamento de Nutrição Escolar, da Secretaria de Educação e Cultura, foram apresentadas aos estudantes, que puderam debater em sala de aula antes de escolher a melhor opção. O vencedor foi o cardápio número dois, favorito nas pesquisas de boca de urna feitas durante o pleito.

A Secretária de Educação e Cultura, Andreia Busatto, acompanhou a votação em duas escolas. Na Escola Estadual Municipalizada Fazenda Santa Cândida e na Escola Municipal Oscar José de Souza, ela conversou com alunos, pegou a opinião e quis saber de alguns o porquê da escolha do cardápio favorito. Todos se mostraram bastante animados para votação e fizeram até campanha com grito de guerra para seu favorito.

Em 2018, o período de execução deste projeto coincidiu com as eleições nacionais. Então, as unidades escolares puderam aproveitar a oportunidade para explorar os seguintes temas: voto, direitos individuais e coletivos. Os votos foram apurados pelo Departamento de Nutrição Escolar e o cardápio 2 foi eleito, passando a vigorar em 2019. Escolhido pelos alunos, ele traz uma grande variedade de alimentos e uma novidade: a inclusão da carne suína entre as proteínas.

A democracia da alimentação escolar

O projeto Eleição do Cardápio foi implementado em 2006 e possibilitou a inserção democrática do aluno na escolha do cardápio, aumentando a aceitação da alimentação escolar e reduzindo o desperdício. Durante a execução do projeto são abordados temas sobre alimentação saudável e alimentação escolar; e a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis no cotidiano.

- Esse projeto é um sucesso em toda a rede municipal – ressalta a professora Rosângela Viana, responsável pela Eleição do Cardápio.

Seguindo as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Departamento de Nutrição Escolar elabora dois cardápios, que são enviados às unidades escolares para serem trabalhados pedagogicamente por todo o corpo docente e discente.

#cardápioescolar #nutrição #eleiçãocardápioescolar #itaguaí

9 visualizações0 comentário