Projeto ‘Esporte Para Todos’ de Japeri beneficia cinco mil crianças e adolescentes


O Projeto Esporte Para Todos, da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (Semetuler), reuniu os núcleos esportivos de Japeri para garantir diversão à garotada, na última sexta (12), na festa do Dia da Crianças . No dia seguinte, a parceria envolveu o Projeto Remar é Preciso, que deu chance aos pequenos de praticarem canoagem gratuitamente, na Lagoa de Nova Belém.

Com atividades como cabo de guerra, ovo na colher e queimada, dezenas de crianças e adolescentes aproveitaram a manhã do Dia das Crianças, na Quadra do Marabá, com direito a premiação e lanche. Para o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, José Célio de Araújo, o Celinho, o sucesso do projeto é resultado do trabalho que a Semetuler vem realizando semanalmente em diversos bairros da cidade para a faixa etária de 8 a 17 anos. “Hoje temos ginástica, zumba, futsal, vôlei, tênis, futebol de campo, capoeira, enfim, uma demanda muito bacana, abraçando todo o município com atividades criativas. Hoje, temos cadastradas dentro do município, em todas as atividades, cerca de cinco mil crianças e adolescentes, que são beneficiados com esse projeto”, explicou o secretário.

Talita Lopes, mãe do Lucas, de 12 anos, contou que a atividade gratuita contribuiu tanto para o lazer de seu filho quanto para a saúde física do menino. Desde o início do ano, ele tem aulas de futebol com o professor Petterson Pires. "Ele (o filho) ama futebol. Como tem problema de bronquite, a atividade física ajuda muito a estimular o pulmão e dar resistência a ele. É muito bom as crianças participarem de atividades como essa, porque, ao invés de irem para o lado da violência, ocupam seu tempo com coisas que ajudam no futuro e servem de entretenimento”, afirmou.

Celinho deixou claro que o objetivo do projeto é justamente tirar as crianças da “rua” e envolve-las em atividades que auxiliem no futuro de cada uma delas, fazendo a inclusão, sem distinção de classes e raças. “Conseguimos extrair bastante coisas boas dos meninos que participam do projeto, não só pela parte técnica. Muitos chegam indisciplinados e, conforme o tempo vai passando, vamos vendo a evolução deles nas aulas e até mesmo dentro de casa, conforme nos contam os seus pais”, avalia o professor de Educação Física do Campo do Engenheiro, Tiago da Silva.

A gincana do dia 12 contou com a apresentação do grupo de zumba da professora Renata e a presença do vereador Charles Gonçalves e do prefeito César Melo. Já no dia 13, aproximadamente 100 pessoas se reuniram na Lagoa de Nova Belém, em Japeri, para aproveitar a manhã de sol através da canoagem. O professor Afonso Urbieta, do Projeto Remar é Preciso, com o apoio da Semetuler, deu aulas gratuitas e incentivou muitas famílias a participarem da prática esportiva que vem garantindo mais disposição, postura e melhor condicionamento físico às crianças envolvidas.

O Projeto Esporte Para Todos é realizado nos seguintes locais:

Quadra Nova Belém: ginástica, zumba, futsal, tênis, vôlei.

Campo do Lagoa do Sapo e do Engenheiro: futebol de campo.

Quadra do Marabá: futsal, vôlei, capoeira.

Quadra do Alecrim: vôlei, futsal, capoeira e zumba.

Quadra do Mucajá: ginástica, zumba, futsal.

Quadra do Citrópolis: futsal.

#projetoesporteparatodos #japeri #criançaseadolescentes #esporteparatodos

6 visualizações0 comentário