Saúde de Mesquita tem dia D do Outubro Rosa neste sábado


A partir deste final de semana, a Secretaria de Saúde de Mesquita iniciará uma série de atividades focadas na prevenção e no combate ao câncer de mama. O Dia D em comemoração ao Outubro Rosa será neste sábado, na Unidade Básica de Saúde Parque Ludolf (Vila Emil), na Unidade Básica de Saúde Edson Passos, na Estratégia Saúde da Família Valter Borges (Chatuba), na Clínica da Família Jorge Campos (Coreia) e na Clínica da Família Jacutinga. Neste dia, além de exames preventivos e de outras atividades de prevenção do câncer de mama, as unidades também terão ações relacionadas ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, com teste rápido e atendimento informativo.

“Neste mês, temos duas campanhas de extrema importância para todas as mulheres, que são a de combate à sífilis e a do outubro rosa. Essa ação de sábado vai nos possibilitar um alcance maior entre as mesquitenses que, durante a semana, estão cuidando da rotina familiar ou mesmo saem da cidade para trabalhar longe de casa”, avalia Dr. Emerson Trindade, o secretário municipal de Saúde de Mesquita.

O Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher de Mesquita também reservou alguns horários para promover, em unidades de saúde de Mesquita, sua Sala de Espera. A ação aproveita o tempo em que algumas pacientes estão aguardando atendimento médico para ministrar palestras rápidas, sempre às 9h, sobre temas como, neste mês, a importância da prevenção, do diagnóstico rápido e do tratamento para combate ao câncer de mama. No dia 24, quarta-feira, a Sala de Espera acontecerá na UBS Edson Passos e na CMS Paraná (Centro). Na sexta-feira, dia 26, é a vez da Clínica da Família Jacutinga receber a ação.

“Esse momento da espera pelo atendimento é, para os pacientes, um período pouco produtivo. Então, quando chegamos com uma proposta assim, a receptividade é excelente, até porque é uma forma de entreter e, ao mesmo tempo, informar sobre questões importantes para a saúde”, conta Alicia dos Santos, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, o PAISMCA, e responsável pelo projeto.

#saúdedemesquita #outubrorosa #mesquita

3 visualizações0 comentário