Assistência Social de Mesquita dá a largada nas atividades do Outubro Rosa


A Secretaria de Assistência Social de Mesquita (SEMAS), realizou nesta quarta-feira (17), às 10h, no CRAS da Chatuba, na Rua Magno de Carvalho, 1302, o projeto “Outubro Rosa”, dando início a sua parte na campanha de prevenção ao câncer de mama, organizada pela Prefeitura de Mesquita. Até o fim do mês a secretaria vai realizar uma série de palestras de conscientização sobre a doença, com especialistas, além de atividades com a comunidade.

No evento, a subsecretária da SEMAS, Erika Rangel, destacou o valor da realização de consultas médicas, de exames de rotina, além do autoexame, como os principais aliados na prevenção e tratamento da doença, que atinge homens e mulheres. “É preciso informar a população. A luta contra o câncer de mama é diária, por isso, ações de prevenção e conscientização são muito importantes”, disse Erika.

“O intuito principal desta campanha é a conscientização quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer que acomete mais o público feminino, em especial as mulheres entre 40 e 69 anos. Nos próximos dias, vamos promover mais palestras orientando como se prevenir”, completou Mônica Duriez, diretora de Proteção Básica.

A principal palestra ficou por conta da enfermeira Izabela Clementino. Ela também reforçou o cuidado contínuo que, sobretudo, as mulheres devem ter. “É importante destacar que o combate ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero não acontece somente durante a campanha Outubro Rosa, mas durante todo o ano. Então, nós estamos chamando a atenção primeiro para o cuidado que a mulher deve ter consigo mesma, fazendo o toque mamário. Depois, caso note algo errado, que ela leve para uma enfermeira ou médico a situação, sem nenhum constrangimento”, pontuou ela.

Neste lançamento da campanha da SEMAS também foram organizadas outras atividades como espaço de beleza com cabeleireiro realizando cortes de cabelo e escova, manicures, maquiadores, e outros profissionais responsáveis por tratamento estéticos.

Rosemere Cruz, moradora de Edson Passos, participa das atividades realizadas no CRAS. “Gostei bastante do evento. Assim não ficamos com dúvidas sobre a doença. É de extrema importância falar sobre o câncer de mama. Acho que a secretaria deve continuar com essas ações de levar informações as comunidades”, comentou.

#assistenciasocialmesquita #outubrorosa

3 visualizações0 comentário