Japeri realiza diversas ações em campanha do Outubro Rosa


Na manhã desta terça-feira (23), a cidade de Japeri ficou ainda mais florida. Profissionais da saúde realizaram uma caminhada, na Avenida Tancredo Neves, em Engenheiro Pedreira, em menção ao Outubro Rosa, distribuindo flores nas ruas e alertando sobre a prevenção ao Câncer de Mama, ao som da Banda Império Dumont. Além de explicar à mulherada japeriense sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer, os profissionais as convidaram para fazer o preventivo na Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (Umep), que realizou pelo menos 40 exames até o fim da tarde.

De acordo com a enfermeira Andressa Baamonde, o exame preventivo feminino pode evitar o desenvolvimento do câncer do colo do útero. “É necessário ser realizado de dois em dois anos. São cerca de quinze a vinte minutos que podem garantir uma vida mais longa lá na frente”, alertou. Para a subsecretária de Atenção Básica em saúde, Rafaela Lopes, afirmou que o trabalho só é feito com êxito quando, além de falar do Outubro Rosa, a secretaria possibilita o diagnóstico da doença. “A caminhada foi para conscientizar e informar que nós aqui fornecemos este atendimento e fazemos a regulação de pacientes para Queimados e para o Rio”, disse.

As mulheres também contaram com a carreta móvel do Governo Estadual, que realizou 40 exames de mamografia e 50 de ultrassonografia transvaginal e de mama, na Umep. A assistente social Elen Silva, de 37 anos, conseguiu realizar sua primeira mamografia. “Eu costumo fazer exames periódicos de preventivo e ultrassonografia, mas há um tempo atrás apareceu um nódulo no meu seio e meu médico me pediu para fazer este exame. Quando soube do carro do mamógrafo, resolvi aproveitar a oportunidade”, contou.

Após a caminhada, houve a palestra “Mulher consciente na luta contra o câncer”. Com o objetivo de trazer conscientização às agentes de saúde, a enfermeira Cátia Rodrigues, da Unimed Nova Iguaçu, comparou a prevenção como um ato de amor a si própria. Mas não foi só isso. Através de uma parceria com a ONG Mamas do amor, de São Paulo, A Unimed Nova Iguaçu começou a fabricar próteses de mamas. E, nesta terça, a Secretaria de Saúde de Japeri ganhou 60 próteses de todos os tamanhos, do 40 ao 54, a fim de melhorar a autoestima de diversas mulheres que se submeteram a retirada da mama.

O secretário de Saúde, Rafael Alves, e o prefeito César Melo agradeceram a doação e frisaram a importância de se prevenir a este câncer que mais mata mulheres. “Hoje, estou me preocupando muito com a área da saúde. Começamos a obra de reforma do hospital e muita coisa vai melhorar. Tudo que eu puder agregar em Japeri, vou fazer. Com maternidade, por exemplo, pois tinha anos que não nascia um japeriense na nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Além destes serviços, a população contou com teste rápido de doenças sexualmente transmissíveis, distribuição de camisinhas, aferição de glicose e pressão, pesagem do bolsa família e tendas informativas sobre amamentação e violência contra mulher.

#japeri #outubrorosa

5 visualizações0 comentário

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now