Projeto verão no hortão do Meio Ambiente em Itaguaí


A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca já começa a se preparar para o verão. Nessa semana foi iniciado o plantio de alimentos típicos da cultura de verão, como berinjela, jiló, almeirão, quiabo, bertalha, alface, couve, repolho, manjericão, salsa e cebolinho. A colheita acontecerá na segunda quinzena de dezembro e eles irão abastecer algumas instituições municipais (hospital, abrigos de idosos e APAE).

O trabalho é realizado durante o ano todo, respeitando a cultura de cada período. Nos meses de temperatura mais amena são plantadas hortaliças em sua maioria. A partir do mês de outubro inicia-se a plantação de alimentos típicos da cultura de verão, como berinjela, jiló, milho etc.

Vale destacar que a Secretaria de Meio Ambiente não utiliza nenhum tipo de agrotóxico ou adubo químico. O secretário

Jaílson Barboza busca seguir os exemplos dados pela própria natureza, utilizando adubo orgânico e palha. Além disso, para evitar pragas, também é feita a rotação de cultura.

- O que faz a diferença é a sensibilidade de quem está plantando. Todos são trabalhadores da agricultura, são profissionais que têm domínio sobre a técnica e estão acostumados com a terra. Nosso diretor é um dos grandes produtores de hortaliças de Mazomba. Não precisamos inventar, utilizamos aqui o princípio da natureza, que é usar tudo o que nos é fornecido pelo próprio meio ambiente – destaca o Secretário.

#projetoverão #hortão #meioambiente #itaguaí

8 visualizações0 comentário