Guarda Municipal de Mesquita capacita novos agentes para reforço de ações na cidade


Dezoitos novos agentes estão sendo preparados para ingressar na Guarda Civil Municipal de Mesquita. Os alunos do curso de formação foram aprovados pelo concurso público do edital nº 002/2016 e estão recebendo um grande conteúdo de capacitação para estarem efetivamente preparados para atuar nas ruas. Palestras, aulas teóricas e práticas fazem parte da metodologia aplicada aos aspirantes.

No último dia 23, eles participaram de uma palestra sobre violência urbana, ministrada pela Juíza Cristiana de Faria Cordeiro, titular da 7ª Vara Criminal de Nova Iguaçu-Mesquita - do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Além da apresentação de um conteúdo atual e importante o encontro serviu para aproximar mais os futuros agentes de representantes da Justiça no estado e permitir uma maior interação.

Na capacitação, os alunos também tiveram treinamento de Uso Diferenciado da Força, Instrumento de Menor Potencial Ofensivo (IMPO) e Controle de Distúrbios Civis. Essas disciplinas tiveram como norte a Matriz Curricular Nacional para Cursos de Formação de Guardas Municipais, além de todo o trabalho desenvolvido em conformidade com o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

Nestes treinamentos, os alunos aprenderam a utilizar de forma técnica e prática dois instrumentos de trabalho (spray Incapacitante à base de pimenta e arma de choque elétrico) e instruções sobre princípios que devem levar em consideração quando atuar em situações em que for necessário o uso da força, para que possam agir em conformidade com as diretrizes, primando sempre pela preservação da vida, caso estejam em situações de conflito que necessite uma ação de resposta para manutenção e reestabelecimento da ordem pública. Os treinamentos foram ministrados pelo instrutor da Guarda Municipal do Rio, André do Nascimento.

O curso é realizado de segunda a sexta, das 8h às 17h, com duração de dois meses e meio. Mesquita já conta com um efetivo de 74 guardas municipais. No fim de agosto, o grupo recebeu 10 novas viaturas, o que não acontecia desde 2013. A chegada dos novos carros coincidiu com a redução de 25% em média dos crimes ocorridos na cidade.

#GUARDAMUNICIPAL #mesquita

10 visualizações0 comentário