Creche e Educação Infantil de Mesquita recebem projeto de contação de histórias


A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita (SEMED), através da Coordenação de Incentivo à Leitura, está desenvolvendo desde agosto o projeto de contação de histórias nas escolas que atendem a Creche e Educação Infantil no município. O principal objetivo da atividade é favorecer o contato das crianças com os livros despertando o interesse pelas práticas leitoras de literatura e criar a cultura da leitura, antes mesmo da alfabetização.

De acordo com a coordenadora do projeto, Jaqueline Miranda, como a leitura se tornará uma atividade constante durante o ensino fundamental, o setor de Incentivo à Leitura desenvolveu o projeto de forma que os alunos despertem o interesse, o prazer e o hábito da leitura, além de contribuir no processo de ensino-aprendizagem. “Com a passagem pelas escolas recebemos através de relatórios o retorno sobre a importância do projeto de que os alunos passaram a pedir que os professores lessem mais, potencializando assim o trabalho em sala de aula”, explica.

A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Cássia Valéria Marques Furtado, localizada no bairro Vila Emil, comemorou a chegada do projeto na sua unidade. “O fato de uma pessoa de fora visitar a escola, já é uma novidade e desperta a curiosidade dos alunos. A contação de história só veio para agregar ainda mais valor ao nosso projeto pedagógico de terceiro bimestre, onde trabalhamos a leitura. Os alunos adoraram”, avalia Marcela Gonçalves.

Além dos livros, músicas e interpretação na hora da contação, fazem parte do roteiro, que de forma lúdica, atraem a atenção dos alunos, que têm entre 0 e 5 anos de idade. O projeto é realizado duas vezes na semana e será desenvolvido até o final do ano nas 27 unidades do município que atendem da creche até a Educação Infantil.

#contaçãodehistórias #mesquita

45 visualizações0 comentário