Cezar Melo abre a campanha do Novembro Azul em Japeri


O Prefeito de Japeri, em exercício, Cezar Melo, e o secretário municipal de Saúde, Rafael de Freitas, abriram oficialmente, nesta sexta-feira (9), a campanha do Novembro Azul, de conscientização, dirigida à sociedade, em especial aos homens, para a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata e de outras doenças masculinas. O evento, realizado pela manhã, na Academia da Melhor Idade, em Engenheiro Pedreira, contou com palestras de vários profissionais da área da Saúde, entre elas, da coordenadora do Programa de Tabagismo, Renata Lamera, e da enfermeira Deusinete de Oliveira Ferreira, responsável pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro de São Jorge.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Para a enfermeira Deusinete, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é perdendo o medo e fazendo o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, o homem, a partir dos 45 anos, deve ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal.

“Em muitas das vezes, os homens não buscam o serviço de saúde, tanto para fazer o exame de sangue, quanto o toque retal, às vezes nem é pelo constrangimento, mas por medo do que o resultado pode dizer para ele”, observou a enfermeira.

O prefeito Cezar Melo pediu aos homes que vençam o preconceito e assumam os cuidados com a sua saúde. Segundo ele, a prevenção e o diagnóstico precoce nos casos de câncer de próstata são determinantes para a cura. Já Rafael de Freitas deixou claro que as brincadeiras, geralmente feitas sobre o exame de toque, são danosas à campanha, porque fortalecem o preconceito.

ORIENTAÇÃO NOS POSTOS DE SAÚDE

O bombeiro hidráulico Adilson Gomes Mirando, de 68 anos, aproveitou o lançamento oficial da campanha para fazer o exeme de PSA.

“Nunca fiz o toque retal, mas sempre realizo o exame de PSA. O importante é prevenir a minha saúde”, disse.

O Novembro Azul vai durar todo o mês nas 11 Unidades Básicas de Saúde do município, com palestras de conscientização e encaminhamento para coleta e exame do PSA. O encerramento da campanha será no dia 30, na Unidade Mista de Engenheiro Pedreira.

#cezarmelo #novembroazul #japeri

8 visualizações0 comentário