Mesquita participa de pesquisa nacional sobre sustentabilidade das cidades


Moradores de Mesquita podem até o dia 24 de dezembro dar sua opinião sobre o quanto acham que a cidade se transformou nos últimos dois anos. É que o município está participando de uma pesquisa nacional, organizada pelo ONU Habitat - Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos - em parceria com o aplicativo Colab. A pesquisa, iniciada em, 1º de outubro, é um questionário com 29 perguntas de múltipla escolha, que leva em média menos de 3 minutos para ser respondido, sobre temas como transporte, inclusão, serviços básicos e transparência.

Ao final deste questionário, o participante poderá ver um em gráfico, sua percepção em relação à cidade e a percepção nacional. Esse projeto faz parte de uma análise do avanço do Brasil nas metas de desenvolvimento urbano sustentável da ONU. Espera-se que a comparação das cidades de hoje com a situação em que estavam dois anos atrás sirva para apontar como estamos nos preparando para deixar nossas cidades mais inclusivas, resistentes, seguras e sustentáveis até 2030.

As questões podem ser respondidas diretamente pelo computador, através do link: https://consultas.colab.re/cidades-sustentaveis ou por meio do aplicativo do Colab. O Colab é uma plataforma digital, disponível para smartphones, que atua como ponte entre os cidadãos e as prefeituras, onde pessoas podem compartilhar informações, sugerir projetos, solicitar serviços, fazer críticas e interagir com assuntos que envolvam a cidade. Os dados são enviados aos gestores responsáveis, que têm o aplicativo como uma forma de saber tudo o que acontece na região.

Desde agosto, ele é uma das apostas da Prefeitura de Mesquita para intensificar o diálogo com a população da cidade. O município é um dos mais de 150 em todo Brasil que adotaram a plataforma, o segundo do Estado do Rio de Janeiro e, até agora, o único da Baixada Fluminense.

“O Colab serve para facilitar nossa comunicação com os mesquitenses. Eles podem avaliar os serviços oferecidos, mostrar onde é preciso melhorar e estabelecer um contato mais dinâmico com o governo”, avalia Jorge Miranda, prefeito de Mesquita.

O Colab pode ser baixado em smartphones com sistema operacional Android e iOS, além de estar disponível também pela internet, no endereço https://www.colab.re/BR/RJ/Mesquita. Entre as categorias pré-definidas para o envio de posts dos cidadãos, estão temas como entulho na calçada ou na rua, buracos nas vias, iluminação pública, esgoto a céu aberto, poda e retirada de árvore, maus tratos a animais, semáforo quebrado e bueiro entupido ou sem tampa.

“O mais importante é que estamos conseguindo garantir a colaboração do cidadão no desenvolvimento do governo e da própria cidade”, valoriza Pedro Veiga, subsecretário municipal Planejamento de Mesquita.

#mesquita #pesquisanacional #sustentabilidade

6 visualizações

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now