Amanhã: Dia Mundial da Diabetes terá mutirão de testes de glicose em Mesquita


No Dia Mundial da Diabetes, comemorado em 14 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita promete fazer um mutirão de testes de glicemia na Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, em Santa Terezinha. A expectativa é que 200 testes sejam realizados, mas a equipe está preparada caso esse número seja ultrapassado.

“Se em algum momento percebermos que essa quantidade não será suficiente, basta atravessarmos a rua e buscarmos mais na sala do programa Hiperdia, que fica na própria Secretaria Municipal de Saúde”, avisa Luciene Rebello, coordenadora do programa Hiperdia de Mesquita, responsável pelo tratamento dos pacientes diabéticos e hipertensos da cidade.

Desde maio deste ano, o programa Hiperdia vem facilitando a vida dos diabéticos insulinodependentes do município. A Prefeitura de Mesquita entrega na própria residência dos pacientes as lancetas e tiras reagentes para os aparelhos – fornecidos pelo próprio município quando o paciente passa a fazer parte do programa –, assim como a insulina e as seringas necessárias para as aplicações programadas. As entregas acontecem três vezes por semana e só não recebem os insumos em casa os pacientes que moram em áreas consideradas de risco. Nestes casos, a entrega é realizada na própria sala do Hiperdia.

“Sabemos que nem todo mundo tem disponibilidade para buscar esse material na sala do Hiperdia e alguns até enfrentam dificuldades de locomoção em função da própria doença. A intenção do governo é facilitar a vida dos munícipes e garantir que a população possa usufruir de seus direitos e dos nossos serviços, independentemente de qualquer limitação ou dificuldade. E fazemos tudo que está ao nosso alcance para isso”, garante o prefeito da cidade, Jorge Miranda.

Hoje, o programa Hiperdia de Mesquita tem mais de 500 pacientes inscritos e funciona no primeiro andar do prédio da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida União 673, no bairro Santa Terezinha. Já a Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, onde será realizado, na próxima quarta-feira, o mutirão pelo Dia Mundial da Diabetes, fica no prédio em frente, na Avenida União 676, e a ação acontecerá no próprio saguão da unidade.

#diamundialdediabetes #testesdeglicose #mesquita

5 visualizações0 comentário