Extensa programação vai marcar a celebração da Consciência Negra em Mesquita


Uma feira com venda de produtos confeccionados por empreendedores negros e com apresentações culturais será a atividade principal da agenda que marcará o Dia da Consciência Negra, na próxima terça-feira dia 20, em Mesquita. O evento acontecerá na Praça Darcy Ribeiro, também conhecida como Praça do Cristal, em Edson Passos. A Feira de Empreendedorismo Afro está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e começa às 15h30. Além dela, duas palestras e duas rodas de conversa estão na programação que se estende até o dia 5 de dezembro e têm como objetivo estimular a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

“A nossa ideia é promover a valorização da cultura, abordando a importância e a história do negro na sociedade brasileira. Temos trabalhado para melhorar essas questões de igualdade racial em Mesquita e promover a integração e a inclusão social. É muito importante que ações como estas aconteçam”, destacou Cristina Quaresma, a secretária municipal de Assistência Social de Mesquita.

Na terça-feira, os shows ficarão a cargo de Janniny Damas, Grupo X da Questão e Afoxé Odara Faya.

As palestras e encontros - com diálogo aberto à população – tratarão de temas como ser negro e LGBT, o tratamento de anemia falciforme – uma doença característica de população afrodescendente e história da diáspora africana. O contador de história Macedo Griot também participará da programação, com uma apresentação especial no Centro Cultural Mister Watkins, sobre identidade negra que será mesclada com a exposição de trabalhos de crianças da rede municipal de ensino sobre negritude.

“O nosso objetivo será de agregar empreendedores afrodescendentes de Mesquita, dando visibilidade a sua arte, profissão e colaboração social. No local, a população poderá conferir o trabalho que artistas estão produzindo na cidade, participar de oficinas e prestigiar a apresentação de músicos Mesquitense, frisa Claúdio Macalé, coordenador de Igualdade Racial.

Confira abaixo outros eventos que marcarão o Mês da Consciência Negra em Mesquita:

22/11 – Macedo Griot fala Consciência Negra Cotação de história

Roda de conversa (cotação de história com a nossa identidade)

Exposição de trabalhos escolares

Local: Centro Cultural Mister Watkins

Horário:15h

29/11 – Roda de conversa Se Negro LGBT

Local: Auditório Zelito Viana (Prefeitura)

Horário: 14h

29/11 – Palestra: Saúde da População Negra (Igualdade e Saúde)

Palestrantes:

Celso de Moraes Vergne (Assessória técnica de participação Social e Equidade da SESRJ)

Marcia Alves Santos (Referência em Doenças Falciformes Superintendente Atenção Básica na SESRJ (Oficial Dentista)

Local: Auditório Zelito Viana (Prefeitura)

Horário: 09h30min

05/12 – Seminário a História da África

A História Não Contada

Palestrante:

Nelson Rosa Bezerra

Pós–doutorado em História da Diáspora África (York University-Canadá) Professor Adjunto FEBF/UERJ; Diretor de pesquisa do Museu Vivo do São Bento; Coordenador do Curso de História Fabel.

Local: Centro Cultural Mister Watkins

Horário: 15h

#diadaconsciencianegra #educaçãomesquita

2 visualizações0 comentário