Mesquita é o primeiro município do Rio a receber certificado Laço Amarelo


A Prefeitura de Mesquita recebeu neste mês de novembro o certificado de Município Laço Amarelo, do Observatório Nacional de Segurança Viária. O selo é um reconhecimento dado a governos e empresas que desenvolvem ou colaboram com projetos que buscam um trânsito mais seguro nas ruas e avenidas de suas cidades. Mesquita é a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a ter este documento especial.

A conquista do certificado garante acesso a todo o acervo de pesquisas, estudos e materiais do ONSV e também ao SOMA (Sistema de Observação, Monitoramento e Ação). O SOMA é um sistema de observação, monitoramento e ação para uso interno das prefeituras. Foi criado para fazer a gestão dos dados de monitoramento e das ocorrências no trânsito e também reunir informações dos órgãos privados como o DPVAT. Com acesso a essa informação, a prefeitura poderá ter melhor controle dos acontecimentos nas vias da cidade e também conseguirá adquirir melhores métodos para amenizar o número de acidentes.

Pelo Programa Município Laço Amarelo o ONSV também envia para os municípios conteúdos e materiais (panfletos, anúncios, vídeo) feitos pelo Observatório para uso exclusivo dos programas de segurança no trânsito. Com isso, assegura uma melhor divulgação e aplicação das ações criadas pela prefeitura para melhorar as condições viárias.

O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) é uma instituição social sem fins lucrativos, que desenvolve ações que possam contribuir de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índices de acidentes de trânsito no nosso país. Ele é reconhecido pelo Ministério da Justiça e atua como um órgão de inteligência que, por meio de educação, pesquisa, planejamento e informação, promove e executa campanhas necessárias para o convívio em harmonia entre pessoas, veículos e vias.

Desde agosto, as ruas de Mesquita ganharam os “Anjos da Faixa”. Trinta profissionais foram capacitados e passaram a atuar orientando pedestres, ciclistas e motoristas para melhorar a segurança nas vias da cidade. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. Todos os agentes são moradores do município, o que garante que conheçam sua área de atuação e até parte das pessoas que mais circulam por elas.

#mesquita #laçoamarelo #segurançadotrabalho

4 visualizações0 comentário