Simulado da Defesa Civil de Caxias supera expectativas


O simulado de acidente da Associação das Empresas de Campos Elíseos (ASSECAME), coordenado pela Defesa Civil de Duque de Caxias, superou todas as expectativas dos organizadores. Realizado na manhã deste sábado (17), com a participação de cerca de três mil voluntários do Processo Apell, instituições e agentes públicos do estado e do município, o treinamento este ano saiu de dentro das empresas associadas e foi realizado na comunidade Saraiva, próxima ao polo petroquímico. Pela região passam dutos da Transpetro, subsidiária da Petrobras, que simulou uma tentativa de furto de combustível seguido do incêndio em um caminhão tanque. Durante a ação criminosa simulada dois meliantes se ferem na explosão e um vem a óbito.

No momento da retirada dos moradores da comunidade Saraiva por causa do risco de explosão da rede de dutos que cortam a região muitos moradores se acidentam. Nas ruas da comunidade os voluntários encontram “vítimas”, algumas em estado grave. Todas são estabilizadas pelos voluntários treinados em primeiros socorros e levadas para avaliação médica no ponto de apoio que foi montado no Ciep 208 Alceu Amoroso Lima, em Jardim Primavera. Os casos graves foram encaminhados para os hospitais Adão Pereira Nunes (estadual) e Moacyr Rodrigues do Carmo (municipal). Um dos meliantes feridos “morreu” por causa das queimaduras graves durante o atendimento médico. Os “feridos” foram transportados em ambulâncias, ônibus e veículos particulares de moradores da região.

O incêndio foi controlado pelos bombeiros do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos – GOPP e o vazamento de combustível por técnicos da Transpetro. Depois, o terreno foi avaliado por técnicos do INEA devido a possíveis danos ambientais. Todas as ações foram monitoradas da sala de gerenciamento de crise montada na sede do GOPP, com a participação de bombeiros e agentes da defesa civil estadual e municipal. Participaram o diretor do Departamento Geral de Defesa Civil do Estado, coronel BM Marcelo Silva da Costa, o subsecretário municipal de Defesa Civil de Duque de Caxias, André Xavier, e o tenente-coronel Fábio Andrade, comandante do GOPP, entre outros agentes públicos.

Além de voluntários do Processo Apell também participaram do exercício policiais militares, guardas municipais, agentes públicos, Bombeiros Civil, Escoteiros, Desbravadores, Cruz Vermelha, voluntários da Guarda Nacional Ambiental de Campo Grande e do Grupo de Resgate Voluntário da cidade de Campos com UTI móvel.

#defesacivilcaxias #caxias #simulado

16 visualizações0 comentário

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now