Feira ensina Ciências na prática em Mesquita


Primeira mostra da Escola Municipal Cruzeiro do Sul expõem trabalhos de alunos A Escola Municipal Cruzeiro do Sul, localizada em Mesquita, realizou nesta quinta-feira, dia 29 de novembro, a 1ª Feira de Ciências da unidade de ensino. A atividade foi desenvolvida através de orientação do professor Ulisses Gonçalves e contou com a participação de todos os professores e dos 228 alunos matriculados na escola, que é a pioneira em Educação Integral do município. Segundo Ulisses Gonçalves, o evento não teve tema, com o objetivo de favorecer a criatividade dos alunos. “Essa feira foi realizada a partir de um pedido dos próprios alunos. Cada turma desenvolveu seus projetos de acordo com os conteúdos das aulas”, destacou. Exposições dos alunos do 5º ao 9º anos puderam ser vistas e explicadas. Sistema solar, corpo humano, seres vivos, energia, e até robótica, estavam entre os temas abordados pelos alunos. Alunos do 1º ao 4º anos fizeram uma participação especial na abertura da feira, com a apresentação de um coral musical. Já os alunos do 3º ano, desenvolveram um trabalho sobre o Rio Dona Eugênia, que corta a cidade de Mesquita. “Esse trabalho foi incrível, pois alunos viram o rio nascer na cidade e morrer assoreado. Com isso eles tiraram fotos e desenvolveram um projeto de conscientização dos recursos ambientais da cidade”, explicou a diretora da Escola Municipal Cruzeiro do Sul, Mariana Nasser. Aluna do sétimo ano, Débora Fernanda Candido, disse que aprendeu muito ao construir o trabalho sobre invertebrados. “Estou há um mês pesquisando e trabalhando no meu projeto. Com a feira, eu conheci mais sobre o tema e fiquei mais interessada no assunto”, disse a estudante de 14 anos. O coordenador de Ciências da Secretaria de Educação de Mesquita (SEMED), explica que a feira é uma forma de despertar o interesse científico entre os alunos. “Aqui eles colocam a vivência do aprendizado na prática e trocam conhecimento com outros alunos. Atividades como esta estimulam a investigação científica por parte dos alunos”, afirma Leandro Azeredo. A Feira de Ciências da Escola Municipal Cruzeiro do Sul foi o primeiro passo para a realização da Primeira Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Inovação (FMCTI), prevista para ser realizada em outubro de 2019, e contará com a participação de alunos das redes pública e privada de Mesquita.


0 visualização

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This website was created by Naboua Sites e Marketing