Dia da Padroeira de Queimados será comemorado com missas e procissão


As celebrações acontecem na velha matriz da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, principal patrimônio histórico do município 

Não só vista como um local sagrado para os católicos, a igreja Nossa Senhora da Conceição, que fica no Centro de Queimados, é um grande símbolo histórico do município. E para celebrar o dia oficial da padroeira, que é comemorado em 8 de dezembro, a cidade terá uma programação especial de missas, que começarão nesta quarta-feira (5) e irão até a próximo sábado (8), além de uma procissão. As missas durante a semana acontecerão no interior da velha matriz, às 19h30, enquanto a missa de sábado, que será celebrada pelo Bispo D. Luciano Bergamin, responsável pela Diocese de Nova Iguaçu, começará às 8h. Já a procissão de fé, sairá às 18h da nova matriz, que fica na Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, nº 424, e irá em direção à Praça Nossa Senhora da Conceição. Construída em 1879, logo após a inauguração da estação ferroviária, a igreja é situada entre as principais avenidas da cidade. Com uma arquitetura original e neoclássica, o templo religioso reúne diversos fiéis para uma programação especial de aniversário da padroeira. A Prefeitura de Queimados será parceria do evento, disponibilizando estrutura de palco, luz e som, que serão montados em frente à igreja e contarão com exibições de bandas e grupos católicos locais. "A igreja de Nossa Senhora de Conceição tem uma importância histórica para o nosso município. É mais do que nossa obrigação em colaborar com a igreja católica para a realização desse evento que tem muita importância para os fieis e devotos", destacou o prefeito Carlos Vilela. Referência histórica 

A igreja de Nossa Senhora da Conceição – antiga matriz – encontra-se na Avenida Irmãos Guinlé, numa das principais praças localizadas no centro da cidade, que também ganhou o nome da santa. Parte da fachada desabou em 1949 e foi reconstruída depois, com a torre central mais alta, onde foi embutido um oratório. Na ocasião, também foram refeitos os altares. Em 1989, ainda quando Queimados pertencia a Nova Iguaçu, a Igreja foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Estado do Rio (INEPAC). Na fachada, uma grande imagem chama atenção de todos que passa pela praça: a escultura da Nossa Senhora da Conceição. Doada pela Família Castanheira – composta por religiosos e devotos da cidade -, na década de 70, a santa é uma grande marca não só para os fiéis, mas também para todos que transitam pela praça diariamente. 


27 visualizações0 comentário

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now