Defesa Civil reativa sistema de alerta de chuvas por sirenes


A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Defesa Civil do município, em parceria com o Cemaden RJ (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), deu início nesta terça-feira, 18/12, ao serviço de recuperação do Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes, que estavam desativadas desde maio de 2016. Serão recuperadas 18 estações de sirenes do serviço de alerta e alarme, distribuídas em áreas de risco para inundações e deslizamentos, nos quatro distritos do município. O sistema de sirenes emite alerta - em caso de risco iminente de deslizamento ou inundação - à população que reside em áreas mapeadas como de alto risco no município. O alerta é emitido através do som de sirene e mensagem de voz, que são acionados por agentes da Defesa Civil.

Segundo o Subsecretário de Defesa Civil de Duque de Caxias, André Xavier, “A recuperação do sistema de aletra e alarme por sirenes no município, sempre foi um desejo do prefeito Washington Reis. Seguindo esta determinação, trabalhamos muito desde o início do governo, buscando recursos e parcerias para a retomada do serviço que é fundamental para proteger a vida das famílias que residem em área de risco no município”. O sistema funciona de forma que a população seja avisada com o máximo de antecedência possível, para que possam se abrigar em lugar seguro antes que o sinistro ocorra. As primeiras estações reativadas pela Defesa Civil Municipal estão localizadas no distrito de Xerém. A região sofreu, em janeiro de 2013, com uma grande enxurrada que deixou cerca de mil moradores desalojados e desabrigados, além de provocar duas mortes. As estações de alerta e alarme por sirenes em Xerém estão instaladas nos seguintes locais: Rodoviária de Xerém (próximo à comunidade Café Torrado) e nos bairros Pocilga, Garrão, Santo Antônio, Amapá e Piauí (entrada de Xerém). As demais localidades monitoradas pelo sistema no município são: Jardim Gramacho, Pantanal, Parque Fluminense, Pilar, Centenário, Corte Oito, Jardim Anhangá, Parque Paulista e Vila Urussaí. A Defesa Civil de Duque de Caxias atua em prontidão 24 horas. Para acionar a Defesa Civil, em caso de emergência, ligue: 0800 0230 199 ou 199. DEFESA CIVIL ESTADUAL DISPONIBILIZA SERVIÇO DE ALERTAS VIA SMS O Rio de Janeiro é o estado com maior número absoluto de cadastros no serviço de alertas via SMS da Defesa Civil. Em todo o território fluminense, já são mais de 900 mil inscrições feitas. A meta é chegar a um milhão de CEPs registrados até o fim do ano. Só na capital, são mais de 389 mil celulares programados para receber os avisos. O serviço é gratuito. Para se cadastrar, basta enviar o CEP de interesse via torpedo (SMS) para o número 40199. 


13 visualizações

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now