Dr. Babalaô Ivanir dos Santos é convidado para um culto ecumênico de transmissão de cargo do novo g


O Dr. Babalawô Ivanir dos Santos - candomblecista e interlocutor da CCIR (Comissão de Combate à Intolerância Religiosa), foi convidado para abrir a Cerimônia ecumênica de Transmissão do Cargo de Governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, na quarta, 2 de janeiro, seguida de posse dos Secretários de Estado do novo governo. Ao final da posse dos Secretários de Estado, coroando a cerimônia, será realizada uma benção ecumênica com o representantes de várias religiões. Os demais religiosos convidados foram: o Pastor Josué, representando a religião evangélica, o Rabino Yossef Simonowits, da Sinagoga Beit Lubavitch da Barra da Tijuca, representando a religião judaica e o Cardeal Dom Orani Tempesta como o representante da religião católica. A cerimônia acontecerá no Salão Nobre do Palácio Guanabara, dia 2 de janeiro, a partir das 13h. Já a solenidade de posse será na terça (1º) de janeiro às 8h30 e será comandada pelo deputado André Ceciliano (PT), presidente em exercício da Assembléia Legislativa do Rio onde será realizado o evento.

Ivanir falou da importância do convite para as religiões de matriz africana. "Este convite chega num momento muito importante e difícil para as religiões de matriz africa. Este é um convite que ficará marcado positivamente para as nossas práticas religiosas", destacou. Ao babalaô foi solicitado que relembrasse a prece feita na cerimônia comemorativa de Posse do Governador Luiz Fernando Pezão e Vice-Governador Francisco Dornelles, em Janeiro/2015, mas o babalaô disse que Orummilla vai iluminar e Exú falará pela sua boca e o que será dito neste dia será uma grande surpresa.

Cronograma do evento:

13h- Chegada dos celebrantes para se encontrarem previamente e combinarem o momento da benção com o Cerimonial

13h às 13h30 - Chegada dos secretários de estado que tomarão posse.

13h45- Chegada do Governador em exercício Francisco Dornelles ao Palácio Guanabara.

14h- Chegada do Governador Wilson Witzel e do Vice-Governador Claudio Castro ao Palácio Guanabara. Honras Militares na parte externa do Palácio Guanabara (O Governador Francisco Dornelles, os secretários de estado e familiares, assim como os religiosos aguardam dentro do Salão Nobre.

14h10- O Governador Wilson Witzel e o Vice-Governador Claudio Castro e respectivas esposas são recebidos na porta principal do Palácio Guanabara, na entrada do Salão Nobre, pelo Governador em exercício Francisco Dornelles e esposa

14h15 - 14h45 - Cerimônia de Transmissão de Cargo

14h45 - O Governador Francisco Dornelles e senhora se despedem do Governador Wilson Witzel, do Vice-Governador Claudio Castro e esposas e vão embora.

14h50 - 15h20- Posse dos Secretários de Estado / Foto oficial

15h20 - 15h30- Benção ecumênica, com a seguinte ordem sugerida: 1. Babalorixá Ivanir dos Santos 2. Rabino Yossef Simonowits 3. Pastor Josué Valandro de Oliveira Junior 4. Cardeal Arcebispo Dom Orani Tempesta

15h30 - Horário provável de término da cerimônia

#cultoecumênico #DrIvanirdosSantos #Trasmissãodecargodonovogovernador

26 visualizações0 comentário