Falece o autor do sucesso "Ele Bradou na aldeia", Ivo de Carvalho


Faleceu no último sábado (5) por complicações cardíacas aos 83 anos,  o cantor e compositor de umbanda, Pai Ivo de Carvalho, autor do clássico "Brado de Xangô", vencedor de vários prêmios, inclusive do 2º Oscar da Umbanda e entoado em vários terreiros de Umbanda no Brasil e no exterior. Ele também foi autor de outros sucessos como "Amigo", "Clareou, "Mironga de Preto Velho", Barquinho de Iemanjá" entre outras.  O velório foi no Cemitério do Catumbi Capela D às 14 horas. 

Pai Ivo de Carvalho foi internado no dia 10/10 no CTI Coronariano do Hospital Miguel Couto, por conta de uma arritmia. Ele passou por uma conversão cardíaca, o que fez com que o ritmo cardíaco voltasse ao normal, mas ainda inspirava muito cuidados. Segundo familiares, ele apesar de ter passado pelo tratamento de hemodiálise, encontrava-se lúcido e se recuperando muito bem. Em novembro chegou a voltar para casa e saborear seu prato preferido (macarrão), mas três dias depois deu entrada no Hospital Rocha Farias. 

"Tudo começou com uma arritmia cardíaca que se apresentou na primeira quinzena de outubro. No dia 14 desse mesmo mês houve um festival em Campo Grande no qual ele foi homenageado. Desse festival ele já foi direto para o hospital. Desde então, até o dia do falecimento, ele só esteve em casa por pouco mais de 24 horas. Apresentou quadros de anemia profunda, baixa pressão arterial, insuficiência renal e pneumonia", explicou seu amigo há 41 anos, Marcos Andrade. "Eu era um menino de quinze anos de idade quando o conheci. Uma amizade de quarenta e um anos. Uma eterna admiração. Não tá dando para falar nada, agora...Alguém diga pra Elenice, pro Beto, pra Sylvia e pra Ana que eu mando um beijo"  desabafou seu amigo Marcos Andrade. 

Pai Ivo de Carvalho era uma unanimidade. Todo mundo que conhecia a pessoa e o trabalho, se apaixonava. conta Marcos. "Todos gostavam dele. Ele teve apenas um emprego na vida numa empresa de exportação de café onde começou como office boy e se aposentou nos quadros da diretoria", lembrou. Depois de aposentado ainda trabalhou 25 anos como taxista  e se orgulhava muito,, contou sua filha mais velha, Shylvia Helena.  Esteve Tenda Espírita Pai Mané de Aruanda, durante décadas como dirigente e mentor espiritual, bem como com sua família carnal. Marcos com Ivo na foto. 

A notícia de seu falecimento foi de grande comoção para o meio espiritual. "Mais uma estrela brilha na Seara espiritual. Ivo de Carvalho, grande homem, grande dirigente espiritual, compositor de grandes cantigas e pontos de umbanda, que sempre fez por exaltar e valorizar nossas entidades. Respeitoso, defensor da liberdade e praticante da fé, do amor e da caridade. Suas cantigas estão marcadas, como o Brado de Xangô " ELE BRADOU NA ALDEIA, BRADOU NA CACHOEIRA, EM NOITE DE LUAR ....", dentre outras maravilhosas, sempre com carinho. Recebia a todos com esse sorriso generoso. A Umbanda lhe dá um até breve grande irmão. Saiba que, sua obra te eternizou entre os encarnados. Serás sempre reverenciado como um dos ícones", destacou Fabrícius Caravana, líder da Cabana Espírita de Pai Fabrício de blusa azul à direita. 

"Ontem me despedi de um ser humano ímpar e de muita importância em minha trajetória de Festivais. Ivo de Carvalho era pra mim um ídolo a quem eu admirava, respeitava, ouvia elogios e criticas quando necessárias, amava de paixão ( muitos não sabiam mas com o consentimento de sua família , nós tínhamos um lindo caso de amor kkkkk)e um grande amigo. Vivíamos nos elogiando sempre e nossos encontros eram cercados de sorrisos e muito carinho. Com ele aprendi a ousar mais, não me importar com que as pessoas achavam de minhas composições, pois como mesmo dizia eu era uma poeta e que minhas cantigas tocavam a alma. É meu amigo Ivo agora você  me dará conselhos lá de cima e deixará em nossos corações a saudade que por muitas vezes vai doer muito, mas também nos fará felizes por termos tido a oportunidade de conviver com você. Vá com Deus e sempre que eu ouvir a palavra CLAREOU , lembrarei de ti e será pra mim a luz que brilhará eternamente!", Beatriz Nascimento. Ivo deixa esposa e três filhos, quatro netas e uma bisneta. Ele já não tinha mais irmãos. 

Nas fotos: Hugo e Fabrícius Caravana com Ivo,  Marcos Andrade com ele e na terceira e quarta em evento com Bia Nascimento. 

Assista a canção que faz sucesso há mais de 20 anos. Brado de Xangô de Ivo de Carvalho

 Em entrevista ao  Grupo de Estudos Braulio Goffman, Pai Ivo fala abertamente um pouco de sua vida.

#PaiIvodeCarvalho #falecimento #cantordeumbanda #BradoaXangô #UltimobradoaxangodeIvodeCarvalho

184 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now