Umbanda de Pai Fabrício comemora 105 anos em Queimados


Um dia de muitas homenagens, assim foi o último domingo, 20 de janeiro de 2019, dia em que a Casa de Pai Fabrício comemorou 105 anos em Queimados. Já a umbanda africanista de Pai Fabrício já passa dos 150 anos no Brasil. Tudo começou com o Custódio de Souza Caravana quando foi curado pelo velho escravo Fabrício de uma epilepsia ainda criança. No entanto, neste dia, a casa também homenageia Oxossi e São Sebastião padroeiros da casa com cantigas, rezas, ladainhas, a tradicional Congada de São Sebastião, entre outras atividades que começam logo ao raiar do dia e só terminam no dia seguinte com a gira de caboclos.

No domingo, 20, por volta das 8h da manhã, a casa abriu a gira no meio do quintal do terreiro cantando para os ancestrais. Quem chegava cedo já era recebido com um farto café da manhã, seguido de um almoço regado a carnes, legumes e muitas frutas. Às 15h começou a ladainha de São Sebastião, seguida da Congada e as giras para o povo da mata, ancestrais da casa. A noite ainda foi oferecido um jantar para a despedida dos cerca de 200 fiéis que passaram pela casa neste dia.

Convidados ilustres destacam o sucesso do evento

 Foto: Marsônia Aparecida Pereira da Silva da Tenda Espírita Caboclo Tupiara na cidade de Deus, Rio de Janeiro e seu esposo, Pai de Santo, Severino Gomes da Silva, Dulce Santos, assistente social, Arnaldo de Carvalho, presidente do CCRAU, índia Cris Pantoja (Papion), Pai Fabrícius e a ekedi de Airá, Kátia Santana. 

Este ano, a casa recebeu vários convidados ilustres como líderes religiosos de outras denominações religiosas e até uma representante indígena, Cristiane Santos, mais conhecida entre os índios como Cris Pantoja (Papion), Dulce Santos, assistente social, Arnaldo de Carvalho, presidente do CCRAU - casa de cultura e referência afro-urbana Ekedi de Airá, Kátia Santana, Pai de Santo, Severino Gomes da Silva e sua esposa,  Marsônia Aparecida Pereira da Silva da Tenda Espírita Caboclo Tupiara na cidade de Deus, Rio de Janeiro. O terreiro trabalha na linha de Luanda com Jurema, Catimbó e matriz africana.

Para o líder, Arnaldo de Carvalho, presidente do CCRAU, a casa é uma referência do culto africano no Brasil. “Nunca vi nada parecido no Brasil. Essa casa é uma referência no seu culto africanista e precisa ser resguardada”, observou, ressaltando a importância da presença da Casa nos anais da CCRAU.  (Blusa rosa).

Papion que tem amigos na África e fez transmissão ao vivo para o continente africano para mostrar um pouco a cultura mantida no Brasil. “Eles ficaram muito emocionados com o que viram aqui e já declararam que querem conhecer a casa pessoalmente. Também gostei muito de ver o povo da mata e toda a tradição da casa. Muito lindo”, destacou. Nesta segunda, 21, a casa finalizou as homenagens com uma gira para os caboclos, a partir das 19h, seguida de um jantar para todos os convidados. Entrada franca.

Manutenção das raízes históricas e religiosas 

A congada apresentada na casa de Pai Fabrício há décadas, diferente da tradicional que é um tipo de dança dramática que representa a coroação de um rei  do Congo, constituída de um cortejo com passos e cantos, onde a música acompanha a expressão dramática dos textos, por evoluções processionais e lutas simbólicas de espada, que é de criação de escravos no Brasil, registrando-se desde 1674 em Pernambuco, mas na sua origem podem estar antigas disputas entre tribos rivais do Congo e de Angola. Explicou Pai Fabrício. "Na nossa casa,  representa a fé por São Sebastião, que era o padroeiro da fazenda onde em 1867 iniciou o legado deixado pelo Africano "Fabrício". Conforme já conta a história da fundação da casa. Onde através de cantigas, rezas e danças, apresentamos a família real portuguesa e a corte do Congo, numa alusão à luta e a resistência, tendo  São Sebastião, como o santo protetor da causa.  A ladainha tem o mesmo sentido; era uma forma usada na fazenda para festejar São Sebastião, todos tendo que participar, isso foi introduzido nos rituais das casas de Pai Fabrício, da linha difundida por Custódio Caravana desde 1914", o líder religioso. 

Pai Fabrício destaca ainda, a importância da manutenção do culto africanista num país de tanta intolerância. "A cultura africana não está somente no sangue da maioria dos brasileiros, mas também na comida, fala, vestimenta, religiosidade entre outros setores. Essa manifestação de fé e devoção até os dias de hoje, representa para nós, uma  manutenção das tradições e cultos aos nossos ancestrais em forma de valorização por tudo o que nos deixou através da cultura e costumes. Procuramos manter vivas essas práticas e passar  aos mais jovem a importância de nossas raízes, que advém dos povos de Congo, Mina, Moçambique, Cambinda e Angola.

Galeria de imagens

 Veja mais na página do facebook: https://www.facebook.com/pg/cepaifabricio/photos/?ref=page_internal 

#SãoSebastiãoeOxossi #CabanadePaiFabrício #Quiemaosd #umbandadepaiFabrício

0 visualização

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This website was created by Naboua Sites e Marketing