Japeri inicia Programa de Saúde Bucal para crianças com necessidades especiais


A pequena Isabela Soares, de 5 anos, possui Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e se sentiu à vontade pela primeira vez em um consultório dentário. Segundo Helen Soares, mãe de Isabela. Nesta terça-feira (22), a Secretaria de Saúde de Japeri deu início ao Projeto de Saúde Bucal para crianças e adolescentes com necessidades especiais, no Posto de Saúde do centro do município.

O programa é uma parceria entre a neuropediatria e a odonto de Japeri, a fim de garantir acessibilidade e dar continuidade ao tratamento das crianças nas duas especialidades. Para facilitar o acesso ao atendimento, a Prefeitura de Japeri disponibilizou transportes para buscar os pacientes com necessidades especiais, constatando o viés de acessibilidade do projeto.

O Atendimento ocorre todas às terças-feiras, nos turnos manhã e tarde. Para agendar, é necessário que a criança esteja com o acompanhamento em dia do neuropediatra, que fará encaminhamento referenciado para o tratamento da saúde bucal.

Segundo a dentista Hélen de Oliveira, na primeira consulta é essencial conhecer o paciente e mostrar confiança. “Geralmente começamos conversando muito com eles e fazendo uma limpeza simples com aplicação de flúor. Já na segunda consulta, quando ela já nos conhece e já se sente confortável, fazemos procedimentos mais incisivos”, explicou.

#saudebucalemJaperi #atençãoespecialnasaúdebucaldeJaperi #programadesaúdebucalparapessoasespeciais

6 visualizações0 comentário