PROGRAMA DE RECONHECIMENTO FACIAL E DE PLACA DE VEÍCULOS COMEÇA A SER IMPLANTADO NO CARNAVAL


A adoção de novas tecnologias, aliada à união de esforços entre órgãos públicos e setor privado, vai projetar a área de segurança do Estado para um novo patamar. Anunciado pelo Secretário de Estado de Polícia Militar, Coronel Rogério Figueredo de Lacerda, o programa de reconhecimento facial e de placas de veículos, que entrará em operação no Carnaval deste ano em Copacabana, será a primeira iniciativa nessa direção.

Resultado de uma parceria entre as Secretarias de Polícia Militar e de Polícia Civil, Detran, Prefeitura do Rio de Janeiro e a Oi, o programa foi concebido a partir de um software desenvolvido pela empresa de telefonia. Utilizando de forma integrada as câmeras instaladas em Copacabana, o programa consiste no envio de informações on line e on time para uma central que ficará instalada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). As imagens faciais e das placas dos veículos serão analisadas por operadores que utilizarão os bancos de dados Polícia Civil (caso de reconhecimento facial) e do Detran. O programa poderá ser replicado, sem dificuldades, em outros bairros dotados de câmeras.

- Numa blitz ou mesmo num bloco, poderemos detectar de forma imediata a presença de um criminoso ou de um carro roubado – explica o Coronel Figueredo, ressaltando que o programa será implantado praticamente a custo zero para o Governo do Estado.

A outra novidade anunciada pelo Coronel Figueredo, aliando tecnologia à segurança pública, será implantada brevemente na Ilha do Governador, como projeto piloto. Trata-se do registro de ocorrências de baixo potencial ofensivo, que passará a ser feito pelos policiais militares do 17º BPM (Ilha) num tablet e enviado do local do fato para a 37ª DP (Ilha).

Nos casos de menor gravidade, como pequenos furtos, desentendimento entre vizinhos, entre outros, os policiais militares não precisarão mais conduzir os envolvidos à delegacia e ficar à espera do registro. Eles enviarão o registro através de uma plataforma digital, que estará interligada ao sistema da Polícia Civil e do batalhão da área.

É mais uma demonstração de integração entre as Polícias Militar e Civil. Os policiais militares, que participarão projeto piloto, estão sendo treinados na Academia de Polícia Civil para pôr em prática um projeto que possibilitará uma melhoria substancial no policiamento ostensivo. Em menos de 30 minutos, o registro de ocorrência estará concluído e os policiais militares liberados para o patrulhamento das ruas. Atualmente, um registro de ocorrência, independentemente da gravidade do fato, é feito em duas horas.

- Estudos mostram que 68% das ocorrências são de baixo potencial ofensivo ou as chamadas assistenciais. Esse projeto vai dinamizar o policiamento e será replicado em todo o Estado, na medida em que passarmos a dominar todo o sistema – afirma o Coronel Figueredo.


0 visualização

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This website was created by Naboua Sites e Marketing