Policlínica municipal de Mesquita agora funciona também aos sábados


Neste mês de janeiro, a Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, em Mesquita, no bairro Santa Terezinha, começou a funcionar também aos sábados. No dia 19, o espaço abriu para consultas com oftalmologista. No dia 26, além desta especialidade, houve também atendimento com urologista. A ideia é que, em breve, todas as especialidades com expediente de segunda a sexta-feira tenham também horários disponíveis aos sábados.

“Sabemos que muitos munícipes que precisam desse atendimento trabalham durante a semana e têm dificuldades de horário de segunda a sexta-feira. Quando abrimos espaço na nossa agenda no final de semana, além de beneficiarmos essas pessoas, também reduzimos ainda mais as filas de algumas especialidades que costumam ser mais procuradas”, analisa Dr. Emerson Trindade, secretário municipal de Saúde de Mesquita.

No último sábado, 100 consultas estavam agendadas, entre as de oftalmologia e as de urologia. E o número de pacientes faltosos foi bem pequeno. “De todos os que eu estava aguardando, só dois não vieram. E a maior parte dos atendimentos foi para catarata e retinopatia diabética”, diz o oftalmologista Dr. Leonardo Armond Paiva da Costa, que chegou a atender um bebê de apenas um mês de idade.

Aos sábados, a Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa está abrindo às 8h, mas o atendimento não é de demanda livre. Isso significa que os pacientes devem ser encaminhados por alguma unidade de saúde municipal e, na hora de marcar a consulta, verificarem a possibilidade de atendimento aos sábados.

“A nossa intenção é que o Centro de Especialidades Odontológicas, o Centro de Especialidade de Fisioterapia e Reabilitação e até a coleta de exames também funcionem aos sábados em breve. Pode ser que a gente não chegue a ter todas as especialidades disponíveis todos os sábados, mas queremos abrir espaço para que algumas fiquem fixas nesse dia e outras tenham atendimento esporádico nos finais de semana”, avisa Dr. Emerson Trindade.

Entre as especialidades disponíveis na policlínica de Mesquita, oftalmologia deve ser uma das que terão expediente todos os finais de semana. Isso porque além de a procura ser grande, o atendimento é, normalmente, mais demorado. “Uma consulta com um especialista já leva mais tempo, sendo que o oftalmologista realiza, algumas vezes, mais de um exame em um único atendimento”, justifica o secretário municipal de Saúde.

Dona Luzia Helena Correa da Silva, de 67 anos, foi uma das mesquitenses atendidas neste sábado, na policlínica. Moradora de Edson Passos, ela queixava-se da vista embaçada para o médico da UBS da região e acabou sendo encaminhada para a consulta com o oftalmologista. “Já tinha gostado porque foi tudo muito rápido. Fui operada em função de um câncer na mama recentemente, um tumor que foi identificado aqui mesmo, na policlínica. Estou acostumada a vir aqui e gosto do atendimento”, elogiou.

Foto: Márcio Maio/PMM


21 visualizações0 comentário