Queimados:


Queimados terá sua 1ª Cãominhada contra os maus tratos e abandono de animais

Queimados está organizando sua 1ª Cãominhada  em defesa dos animais. A ação está sendo organizada pela Secretaria Municipal do Ambiente e Defesa dos animais e será realizada no próximo sábado, 23 de fevereiro. A concentração está marcada para as 9h na Praça Nossa Senhora da Conceição com destino à Praça dos Eucalíptos. 

O evento contará ainda com ação social, tanto voltada para os animais com vacinação antirrábica para cães e gatos, quanto para os donos dos bichanos que terão direito a serviços como medição de pressão arterial, brindes e material informativo explicando a Lei  9605/98 Art. 32, que trata das punições para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. O evento também irá oferecer um momento de lazer com músicas e muitas brincadeiras, além  de estande de produtos para pets, entre outras novidades como a doação de 15kg de ração em troca de uma camisa ou 2kg de ração por um brinde surpresa. 

Abandono e maus-tratos aos animais é crime previsto na Lei 9605/98  com pena de detenção  de três meses a um ano, além de multa estipulada pelo juiz só que a maioria da população não tem conhecimento desta lei, explica o secretário da pasta, Cacau Nogueira. "Nossa intenção é mostrar que os maus tratos aos animais é crime previsto em lei e que estamos de olho e prontos para defendê-los", ressaltou.  

No ultimo ano a secretaria realizou um trabalho de vacinação e castração de mais de 100 animais de rua e conseguiu através de um projeto de lei, verba junto ao poder público para manter a ação e um local para cuidar dos animais até que sejam adotados. "Conseguimos resgatar  mais de 100 animais de rua e fazer vermifugação e castração, além de cuidar de muitos feridos e mutilados", lembrou Cacau. O vereador Cacau Nogueira também conseguiu aprovar na Câmara Municipal: o “Dia Municipal da Adoção, Proteção e Bem-estar dos Animais” e o “Dia Municipal do Protetor dos Animais” (leis de n°. 331 e 332), ambos comemorados em 4 de outubro. 

Uma equipe da SEMADA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Defesa dos Animais), montou um abrigo temporário na sede do órgão para cães e gatos de rua. Os animais estão sendo acolhidos para serem vacinados e castrados. Após essa etapa, os animais serão expostos em uma feira pública de adoção.  

Para a veterinária e Coordenadora de Defesa Animal, Ângela Medeiros, a castração serve para diminuir a natalidade de animais de rua. “Só vejo benefícios para a saúde da população com essa iniciativa. Fazendo esse trabalho nos evitamos as zoonoses - doenças que são transmitidas dos animais para os humanos -, além de proteger os bichos, que também compõem nossa sociedade.". Interessados em adotar cães ou gatos, é necessário comparecer à Secretaria, que fica na Av. Luigi Giobbi, nº 498, no bairro Fanchem, ou entrar em contato pelo telefone 2665-7795.  


42 visualizações0 comentário