Rainha africana recebe Medalha Tiradentes no Rio


A Rainha africana, Diambi Kabatsulia, Congo, recebeu nesta segunda (11/03), a Medalha Tiradentes, maior comenda oferecida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A Medalha foi oferecida por um coletivo de deputados liderados pela Deputada Mônica Francisco (PSOL) e Max Lemos (MDB).

A Deputada Estadual, Mônica Francisco, uma das autoras do projeto legislativo de entrega da Medalha, destacou o reconhecimento internacional da rainha por seus trabalhos em defesa dos direitos humanos. “Temos uma rainha que se preocupa com a humanidade de forma geral, e tem um grande trabalho de de ativismo nesta área e merece o reconhecimento do povo do Rio de Janeiro”, destacou.

Já a deputada Dani Monteiro (PSOL), lembrou que a rainha é uma referência para as mulheres negras. “É significativo fazermos essa homenagem no mês da mulher, para uma mulher preta que luta em defesa das manifestações culturais do povo preto”, enfatizou. Ela lembrou ainda que foi do Congo que vieram os primeiros negros escravizados para o Brasil.

Para o deputado Max Lemos (MDB), a condecoração à rainha Diambi, significa muito mais do que o fortalecimento cultural e religioso entre os dois países. “Estão sendo promovidos encontros importantes com as comunidades indígenas e casas de matriz africana em várias partes do país. Trata-se de uma grande iniciativa contra a intolerância de um modo geral”, lembrou. É a primeira vez que uma liderança do povo Bantu encontra com seus descendentes brasileiros após a escravidão.

A rainha recebeu a comenda com muita emoção enfatizando em seu discurso a importância da união dos povos para o desenvolvimento humano. “Somos todos filhos de África. Eu sou porque tu és, somos todos irmãos e filhos da mãe terra. Independente de cor, raça, opção sexual ou religiosa e política. Podemos não ter a força das armas e o poder econômico mas somos muito mais fortes se nos unirmos. Ubuntu para todos”, ressaltou. A rainha ainda recebe moções de aplausos da câmara municipal de Queimados neste dia.

A rainha Diambi Kabatusuila, governante do povo Bena Tshiyamba de Bakwa Indu, região central de Kasai, antigo Império Luba, República Democrática do Congo já passou pelos estados de Salvador, BA, Minas Gerais, Rio e fechará sua turnê “Pela paz no Brasil” em São Paulo para onde embarca nesta terça, 12 de março. A agenda prevê encontros em universidades, com coletivos étnico raciais, tour pelos pontos turísticos de referências históricas para os povos indígenas e negros, visitas em espaços religiosos e em projetos sociais com crianças.

#RainhaDiambi #MedalhaTiradentes #RiodeJaneiro #Alerj

17 visualizações

Quem somos

O Estúdio de Criação  foi criado como micro empreendedorismo Individual - MEI em 2010 número:  12.649.813/0001-96 tendo como diretora executiva a jornalista e radialista Dine Estela que atua neste mercado há mais de 20 anos.  

 

                                                                                         Canal de Notícias

           “MINHA BAIXADA”

Este é um dos canais de divulgação próprios da empresa “Estúdio de Criação -  MINHA BAIXADA” que consiste na produção de um site atualizado diariamente com notícias de toda a Baixada Fluminense. O site conta ainda, com colunistas que falam sobre diversos temas e ainda uma  TV WEB com matérias em vídeo, além da produção de um jornal mensal, formato tablóide estendido (tabloide americano)  com tiragem de 25 mil exemplares e distribuição gratuita em toda Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Diretora presidente: 

Dine Estela (jornalista responsável)

Diretor Comercial:

Fabrícius Custódio Caravana

(advogado)

Colaboradores:

Claudia Maria (jornalista)

Paula Menezes 

Alex  Soares

Professor Jorge Dahl

Leandro  Batista

Sheila Firmino

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
             SIGA-NOS
Contato
minhabaixada@gmail.com
21970387270 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now