Rainha africana, Diambi kabatsuila do Congo, finaliza sua visita ao Rio com passagem por casas de sa


Um encontro de fé. Assim foi a recepção à rainha africana Diambi Kabatusuíla, Congo, nesta segunda, 11, à Cabana Espírita de Pai Fabrício, em Queimados. Aproximadamente 300 religiosos receberam a majestade para uma noite de saudações aos orixás. A cerimônia também contou com homenagens à rainha que recebeu moções de aplausos da Câmara Municipal, presentes da comunidade, um jantar com comidas típicas, música ao vivo e uma gira africanista.

A vertente religiosa da linha africanista instituída no Brasil a mais de um século pelo escravo Fabrício, foi destacada como um dos principais motivos da visita da rainha à Casa, conta o zelador Fabricius Caravana. “Foi uma grande emoção saudar essa grande mãe africana, a rainha Diambi, que trouxe aos nossos irmãos um contato maior com nossos ancestrais de origem congolesa e Bantu. A casa viveu um grande momento de resgate histórico e religioso”, observou. A casa de santo da cidade de Vassouras (Tenda Espírita São José das Pedras), fundada por seu pai, Custódio Caravana, hoje dirigida por Custódio Caravana Neto, também esteve presente na cerimônia de recepção à rainha.

A rainha retribuiu o carinho com muitos mimos e homenagens com palavras de incentivo e esperança. “Somos todos irmãos e quando vocês nos foram arrancados pelos colonizadores, foi um momento de muita dor e saudade. É a primeira vez que uma liderança Bantu sai de seu país livremente depois da abolição da escravidão em África e vem ao Brasil reencontrar seus ancestrais”, lembrou a rainha.

A comitiva da rainha constituída de príncipes e princesas também recebeu moções de aplausos da Câmara Municipal, indicada pela vereadora Dr. Fátima Sanches (MDB). As comendas foram entregues pelo prefeito da cidade, Carlos Vilela. Também estiveram presentes, o vice-presidente da Câmara, Antônio Carlos Cristo (Tuninho Vira Virou), além de outras autoridades religiosas, entre pastores, babalorixás, zeladores de umbanda, historiadores, mestres e ativistas culturais.

Professor e estoriador, Jorge Dhal, destacou a importância desta visita para a cidade da Baixada e para o país. "É muito gratificante participar desse momento de grande importância, para nós que lutamos contra o racismo, ainda mais, em um momento de tantos atos de preconceitos e de intolerância. A vinda da Rainha da República do Congo, DIAMBI KABATUSUILA ao Brasil, em visita a vários Estados, simboliza a nossa resistência no enfrentamento a todas as formas de discriminação, seja racial, social e cultural. Foi muito importante a participação do Prefeito Carlos Vilela e do Presidente da Comissão de Direitos Humanos, o Vereador Tuninho VIRA VIROU, numa demonstração de que no nosso Município, a inclusão está sendo trabalhada. Parabéns a todos que trabalharam para a sua vinda ao nosso Município, principalmente a Cabana Espírita de Pai Fabrício", destacou. O vereador também fez questão de ressaltar a importância da rainha para o povo brasileiro. "É um momento de suma importância inclusão sim exclusão. Todos unidos venceremos o racismo com igualmente racial", enfatizou.

No domingo, 10, ela visitou a Casa Ilé Ti Oxum La Lia Obá Ti Odou Ti Ogum Alpep - Corte Real da Nação Ijexá em Belford Roxo. O terreiro está passando por um processo de tombamento como Patrimônio Cultural e Imaterial do estado do Rio de Janeiro. Neste mesmo dia, também visitou a casa Muna Nzo Mavuemba Nkosi Biole (Casa sagrada dos Divinos Leões) em Vaz Lobo, Rio de Janeiro.

A agenda da rainha no Brasil termina no próximo dia 4 de março, no Estado de São Paulo e contou com visitas a quatro estados brasileiros. Sua turnê “Pela paz no Brasil” começou em Salvador, 27/02, Minas Gerais, 6, 7 e 8 de março, Rio de Janeiro, 9, 10, 11 e São Paulo de 12 a 14 de março. A agenda prevê encontros em universidades, com coletivos étnico raciais, visitas a locais de referências históricas para os povos indígenas e negros, espaços religiosos e projetos sociais. A visita da rainha ao Rio foi organizada pelo Observatório Cultural das Aldeias (OCA) em parceria com diversas instituições públicas, filantrópicas e privadas.

Veja mais fotos em nossa galeria: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.294396631234210&type=1&l=fdbdf34b6e

#CasadePaiFabrício #RainhaDiambiemQueimados #Dia1demarçoemQueimados #rainhaafricanaemQueimados

47 visualizações0 comentário